Vingador Negro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas, sugestões e comentários

+8
arabedoido
aurhus
Vercenorax
Maedhros
Renan Paladino
Hugar
bcsaulo
Nuit
12 participantes

Página 2 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Vercenorax Sex 29 Nov 2013, 10:35

Uma observação que esqueci de colocar no meu post anterior, apesar de não ter muito a ver com o Glóin, diretamente, mas que acho pode e vai afetá-lo futuramente, a morte de Rarurg me deixou meio puto de raiva.
Vercenorax
Vercenorax

Mensagens : 455
Data de inscrição : 07/10/2013
Idade : 30
Localização : Cachoeira de Minas/Lavras

Ficha do personagem
Nome: Boris Andravitch
Posto: Primeiro Tenente
Status: 2 Lesões

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Maedhros Sex 29 Nov 2013, 11:09

Por mim, a campanha encontra-se num estado bom. Não há uma dificuldade absurda em vencer os obstáculos, e também não tão fácil, o que ajuda a fazer o jogador a pensar mais ao invés de só jogar os dados.

A trama da campanha se mostra de fácil entendimento em partes, pois em cada grupo, se encontra concentrada uma informação. Se você tiver acesso a todas informações e tentar ligá-las, isso ficará confuso, pois ainda há muito a descobrir sobre esse acordo. Acho que apenas arranhamos a superfície e por isso alguns jogadores estão apenas seguindo o fluxo, como as coisas vem e não tomando a iniciativa.

Quanto aos objetivos pessoais, creio eu que dependa muito do modo em que o personagem é controlado. Pelo menos na aventura, vi muitas oportunidades de se interessar em algo e jogar dinamicamente em cima desse objetivo, assim acho que o jogador que não foi atento o suficiente. Acho que nesses casos, uma mãozinha guiadora do mestre ajuda bastante, mas caso seja muito forçada essa entrada nítida de interferência, fica estranho.

Esses objetivos pessoais ficariam mais interessantes se fossem inseridos ao longo da campanha, pois assim, o PJ não fugiria muito do rumo principal da aventura e contaria com a ajuda dos outros PJ's membros. Tomo como exemplo o caso do Derin que procurava um cara com aquele brasão no escudo, poderia ser alguém que estivesse participando da invasão verrogar, ou um aliado dos sombrios, infiltrado na corte do Rei Zeneri, coisas assim do tipo.

Com essas considerações posso responder as perguntas:

1 - Estou gostando muito da aventura e sinto gosto em postar.

2 - Aquilo que esta acontecendo com meu personagem é totalmente o que eu esperava e sinto que ele se encontra num patamar normal de importância, porém, acho que há personagens em certos momentos que podem ser elevados ou diminuídos. Nestes momentos, creio eu que seja mais pela parte em que eles passam. Por exemplo, Baelor "em tese" esteve mais afrente na parte da viagem, porque ele era responsável pela segurança do grupo, agora, na atual situação, acho que ele ficara mais de lado e Pammala e Calion se sobressairão, o que eu acho normal. Agora o caso do Sam, não sei se é por interpretação, mas o personagem dele está muito sem rumo, ou melhor, seguindo até demais. Suas ações são muito dependentes das do Connor, ficando assim sem rumo ou opções de ação (como eu disse, pode ser por interpretação, não sei).

3 - A trama esta de bom grado, não há o que se mudar.

4 - Na minha opinião, aventura é um equilíbrio de dois itens: intriga e combate. A Sombra esta sabendo equilibrar bem essas características.

5 - Tenho problema em lembrar detalhes pale Mas o que achei que condiz com a realidade de Tagmar é o misticismo dos camponeses do Castelo Galdarim, lá os camponeses respeitaram um sacerdote e eu achei aquela parte muito legal.

6 - Pelo menos, até agora, nada que aconteceu me deixou numa cilada Cool então não há nada que não gostei.

7 e 8 - Isso eu acho que não depende dos jogadores, pois seria muito fácil falar "Ha... Coloca ai pra gnt toma um castelo e fica pra nóis!" Isso é fácil falar, mas ai o mestre tem que dar aqueles "Poréns" : "Depois de uma semana de sossego seu castelo é atacado brutalmente e destruído". Então eu acho aquilo, o jogador tem que merece os acontecimentos e o mestre é o único que pode administrá-los para não ficar muito aquela "pidição". Mas como disse lá encima, o mestre pode colocar eventos da aventura que tenha ligação com os objetivos de cada PJ.

Bem, tá ai minha opinião. Espero ter sido uma ajuda construtiva para campanha. Wink
Maedhros
Maedhros

Mensagens : 343
Data de inscrição : 07/10/2013

Ficha do personagem
Nome: Sabão
Posto: Segundo Sargento
Status: 1 Lesão

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Samyaza Sex 29 Nov 2013, 12:13

Pessoal, obrigado por responderem, vou deixando minhas conclusões e vc´s me confirmam se é isso mesmo que vc´s acham que pode melhorar:

1 - reduzir o tempo de inatividade -> isso acontece em três situações

A - quando preciso reler o PBF mas isso não deve mais acontecer, agora que estou atualizado terei que ler apenas um arco por vez, então acho que esse é um problema resolvido

B - quando dou a experiência, mas vou deixar para fazer isso no final de semana, quando eu geralmente não posto, para não perdermos um dia de postagens, então acho que é ouro problema resolvido

C - quando eu viajo, o que acontece geralmente três vezes ao ano (pelo menos viagens de duração maior): no final do ano, nas férias de julho e em maio. Nesse ponto não tem jeito mesmo pois pra onde vou eu fico sem pc.

2 - Horário de postagem -> voltei a trabalhar na lan e estou tentando mudar os horários de sono do meu filho (que ia dormir por volta das duas da manhã) então os horários ficarão assim: uma postagem entre 10:00 e 12:00 e outra entre 21:00~22:00. É possível encaixar uma postagem entre 16:00~18:00 mas será um talvez, essa postagem do meio não é certa.

É possível outras postagens menores em situações especiais como combates com poucos envolvidos como o caso do Connor atualmente, mas as postagens para todos os jogadores serão nesses horários.

3 - Combates -> serão incluídos.

4 - aventuras mais convencionais -> podem ser feitos desde que o jogador opte por migrar para isso (como aparentemente é o caso do Connor)
Samyaza
Samyaza
Admin

Mensagens : 1296
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 38
Localização : Franco da Rocha / SP

Ficha do personagem
Nome: Robert Locksley
Posto: Segundo Tenente
Status: 2 Lesões

https://vingadornegro.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por aurhus Sex 29 Nov 2013, 21:03

1-Estou gostando e posto com vontade pois tenho planos para o Firiom.

2-Cara o que esta acontecendo com meu personagem se origina em duas coisa:
A-Os atos que eu como jogador fiz ele cometer;
B-A condição fisica dele que não permite que eu utiliza todos os recursos dele.
Logo eu não acho que ele esteja sendo desvalorizado somente ainda não é possivel forçar ele ao maximo.

3-Não

4-Mais ou menos[se bem que eu acho que o Firiom não sobreviveria em uma campanha dessas].

5-Ele ficar vivo depois do ataque da arvore e passar a agir sozinho.

6-Ele quase ter morrido para uma maldita arvore.

7-Náin poderia ainda estar vivo(Ja que eu acho que ele ja esta morto).

8-Todo este trabalho que o Firiom esta tendo ser uma total perda de tempo.
aurhus
aurhus

Mensagens : 227
Data de inscrição : 07/10/2013
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Blanchard Sáb 30 Nov 2013, 00:03

1- Sim / sim
2- Calion não está estressado com nada. Se ele estiver vivo e livre, estará feliz.
3- Não.
4- Não, acho que chegará um momento da aventura onde este tipo de coisa pode vir a predominar (ao menos por um período).
5- Integração com os pjs e pdms.
6- A batalha na casa de Rarurg... Nós lutamos mal e tivemos má sorte (principalmente pelas ações do Markus), mas aquela batalha só seria vencida com alguma sorte.
Blanchard
Blanchard

Mensagens : 765
Data de inscrição : 06/10/2013
Localização : [roll="D6"]x[/roll] [roll="d20"]1[/roll]

Ficha do personagem
Nome: Thierry Henry
Posto: Partisan
Status: Intacto

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por bcsaulo Ter 03 Dez 2013, 17:39

bcsaulo efetuou 1 lançamento(s) de dados Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 30db66g (d20.) :
Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 5uml2p
bcsaulo
bcsaulo

Mensagens : 538
Data de inscrição : 07/10/2013
Localização : [roll="d20"]x[/roll]

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Samyaza Sex 10 Jan 2014, 17:58

Galera hj pela manhã o Saulo reclamou da experiência recebida (tinha que ser ele), refiz os cálculos (que mostrarei abaixo) e surpreendentemente dessa vez ele estava certo.

Cometi um erro no inicio do PBF que beneficiou alguns jogadores, o XP foi dado de forma cumulativa e não deveria ter sido assim (nas distribuições 1ºXP, 2ºXP e 3ºXP).

O XP foi dado usando o critério do livro de regras (2 pontos por cena +1 ou -1 se o jogador foi mal ou bem na cena) e não o critério que eu usaria inicialmente, o motivo disso foi o tempo que isso consumiria (e minha pressa em voltar a narrar) e fato de que nem todos responderam ao questionário solicitado (de forma que aqueles que responderam serão beneficiados na próxima distribuição de XP).

O XP apresentado abaixo é apenas o XP recebido nas últimas cenas, no final da postagem deixarei um tabelão com cada valor de XP recebido pelo personagem e o total (que corresponde ao disponível no tópico de experiência).

Connor e Sam:
Spoiler:

Calion, Baelor, Pammala e Mirina
Spoiler:

Leopoldo
Spoiler:

Derin e Gloin
Spoiler:

Firiom
Spoiler:

Argrim
Spoiler:

Alastor e Halt
Spoiler:


Agora abaixo esta o tabelão com todos os pontos de XP concedidos, a tabela informa a ordem da experiência dada (1ª, 2ª, etc...), a data e o número da postagem no tópico de dúvidas sugestões e comentários do projeto tagmar:

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 Tabelaotilde_zps679ceaee

Depois de conferir na tabela o total de experiência do personagem os jogadores deverão:

1 - verificar se seu personagem passou de estágio (tabela da página 106 do Manual de Regras)
2 - Caso tenha passado de estágio o jogador deverá anotar o novo estágio na ficha de personagem em excel, os pontos para distribuição serão ajustados automaticamente.
3 - Para preencher o campo "valor sorteado" na ficha de personagem o jogador deverá rolar 1d10 neste tópico e anotar o valor na ficha.
4 - Depois da ficha pronta o jogador deverá enviá-la para o e-mail: t.rodrigues1505@gmail.com ou pelo facebook
5 - Depois de enviar a ficha o jogador deve aguardar e epílogo do arco 3 para voltar a postar.
Samyaza
Samyaza
Admin

Mensagens : 1296
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 38
Localização : Franco da Rocha / SP

Ficha do personagem
Nome: Robert Locksley
Posto: Segundo Tenente
Status: 2 Lesões

https://vingadornegro.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Maedhros Sex 10 Jan 2014, 20:35

Dado energia heroica.
Maedhros efetuou 1 lançamento(s) de dados d10 :
Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 Dgtc8g
Maedhros
Maedhros

Mensagens : 343
Data de inscrição : 07/10/2013

Ficha do personagem
Nome: Sabão
Posto: Segundo Sargento
Status: 1 Lesão

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Maedhros Sex 10 Jan 2014, 20:37

Como acho q um dado não tem o 0  scratch  vou jogar de novo.

Dado EH:
Maedhros efetuou 1 lançamento(s) de dados d10 :
Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 2ecghtv
Maedhros
Maedhros

Mensagens : 343
Data de inscrição : 07/10/2013

Ficha do personagem
Nome: Sabão
Posto: Segundo Sargento
Status: 1 Lesão

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por arabedoido Sex 10 Jan 2014, 23:51

Minha jogada de EH.

arabedoido efetuou 1 lançamento(s) de dados d10 :
Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 2ahfbdd
arabedoido
arabedoido

Mensagens : 531
Data de inscrição : 05/10/2013
Idade : 48
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Blanchard Sáb 11 Jan 2014, 00:16

Blanchard efetuou 1 lançamento(s) de dados d10 :
Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 2nixnix
Blanchard
Blanchard

Mensagens : 765
Data de inscrição : 06/10/2013
Localização : [roll="D6"]x[/roll] [roll="d20"]1[/roll]

Ficha do personagem
Nome: Thierry Henry
Posto: Partisan
Status: Intacto

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por bcsaulo Sáb 11 Jan 2014, 00:24

Cara, mesmo vendo aqui sua "logica" de distribuição de XP, eu acho injusto o modo de como você divide as cenas. Eu como jogador tentei ao máximo tornar o jogo agil de modo que ele progredisse com mais facilidade, e no final eu fiquei com um numero menor de XP, simplesmente porque eu participei de um número menor de cenas. Ou seja desse modo nas próximas cenas, tentarei ao minimizar o tempo, porque querendo ou não vou ganhar mais XP se eu participar de um numero maior de cenas do que em uma única cena, mesmo que ele tenha uma importância única dentro da campanha..
bcsaulo
bcsaulo

Mensagens : 538
Data de inscrição : 07/10/2013
Localização : [roll="d20"]x[/roll]

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por arabedoido Sáb 11 Jan 2014, 12:41

Só uma coisa antes de atualizar a ficha: em nível 4, se não me engano, já poderia me juntar a um Colégio. Devo deixar os pontos para usar depois para isso ser interpretado durante a aventura, ou posso escolher um e já escolher as magias?

Outra dúvida que não entendi muito bem nas regras, quando comprar uma magia nova, só posso comprar um único nível dela por vez, ou o que vale é a regra de que não deve ultrapassar o nível do personagem, no caso até o nível 4?
arabedoido
arabedoido

Mensagens : 531
Data de inscrição : 05/10/2013
Idade : 48
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Samyaza Sáb 11 Jan 2014, 13:31

Vamos lá:

Maedhros:
O zero no d10 equivale a 10, use esse valor.

Saulo:
Cara, mesmo vendo aqui sua "logica" de distribuição de XP, eu acho injusto o modo de como você divide as cenas.

A lógica não é minha, é do manual de regras (pg. 120):
Código:
Para cada cena, o MJ dará certo número de pontos a cada personagem de acordo com sua atuação. O normal é 0 pontos para um jogador que se absteve do jogo ou para aquele que não esteve presente à sessão de jogo, 1 ponto para aquele cuja atuação foi fraca, 2 pontos para uma atuação normal, 3 pontos para uma atuação excepcional (aqueles que se sobressaem no jogo) e 4 pontos para o jogador que sozinho salve o grupo, decifre o mistério principal da aventura, etc.

Eu como jogador tentei ao máximo tornar o jogo agil de modo que ele progredisse com mais facilidade, e no final eu fiquei com um numero menor de XP, simplesmente porque eu participei de um número menor de cenas.
Em momento algum eu deixei de reconhecer esse fato, vc reclama de ter recebido menos XP pq participou de uma quantidade menor de cenas mas "esqueceu" de citar o motivo disso, vc caiu em combate, contra um adversário que tem motivos de sobra para matá-lo e mesmo assim continua vivo. Sua reclamação está no fato de que falta poucos pontos para vc passar de estágio (5 pontos para atingir 60 e chegar ao 5ºestágio) e está tentando "espremer" esses pontos.

Se Tagmar seguisse a lógica comum das mesas de D&D o narrador teria matado Connor e deixado o corpo para que fosse ressuscitado, vc não ganharia experiência e ainda teria o nível reduzido (se não me esqueci das regras de D&D), então, repense novamente se seu "prejuízo" não é, na verdade, lucro.

Vc está reclamando de boca cheia, se tivesse morrido, ou deixaria de jogar ou faria outro personagem de estágio 1, considere ter a vida do Connor poupada como parte "complementar" da experiência recebida devido a vc, como jogador, " tornar o jogo agil de modo que ele progredisse com mais facilidade," ok?

Ou seja desse modo nas próximas cenas, tentarei ao minimizar o tempo, porque querendo ou não vou ganhar mais XP se eu participar de um numero maior de cenas do que em uma única cena, mesmo que ele tenha uma importância única dentro da campanha..
Fique a vontade, quem determina o que é uma cena é o narrador e há respaldo nas regras (um jogador pode ganhar 0 até 4 pontos de experiência por cena), vc recebeu uma quantidade de XP proporcional ao de todos os outros jogadores, aliás, teve jogador que recebeu bem menos que vc mesmo não tendo tombado em combate ou deixado de postar (como Firiom).

Árabe:
Vc entra para um Colégio no estágio 5 (manual de regras, pg 124):
Código:
No 5º estágio todo personagem adquire automaticamente o direito de adentrar para uma especialização, porém os personagens podem conseguir entrar antes, mas isso vai depender apenas do empenho do jogador em cumprir os pré-requisitos (estabelecidos pelo MJ) para entrar em determinada especialização. O jogador deve consultar o MJ como fazer para ser aceito antes do 5º Nível.

Além disso é necessário a interpretação de como vc entra para um colégio e isto ainda não ocorreu (manual de regras pg.124):
Código:
Um Personagem que não tenha entrado ainda em um Colégio não poderá aprender as magias deste. As regras para a entrada em um colégio são semelhantes a entra numa Ordem, pois todos os Manual de Regras Colégios são sociedades secretas e é muito mais comum o Mago ser contactado por um membro de um colégio que o contrário.

Sobre a compra de magia, considera a regra de não ultrapassar o nível do personagem.
Samyaza
Samyaza
Admin

Mensagens : 1296
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 38
Localização : Franco da Rocha / SP

Ficha do personagem
Nome: Robert Locksley
Posto: Segundo Tenente
Status: 2 Lesões

https://vingadornegro.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Leo Ralth Sáb 11 Jan 2014, 20:05

Leo Ralth efetuou 1 lançamento(s) de dados d10 :
Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 2nixnix

Leo Ralth

Mensagens : 118
Data de inscrição : 23/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por arabedoido Sáb 11 Jan 2014, 20:41

Beleza. Foi confusão da minha parte, confundi os números mesmo. Então ainda falta um nível para isso, não sei por que, pensei que era no nível 4.
arabedoido
arabedoido

Mensagens : 531
Data de inscrição : 05/10/2013
Idade : 48
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por bcsaulo Sáb 11 Jan 2014, 22:31

Thiago você cita que poderia ter me matado. Eu já disse aqui, que se o jogador se ferra por burrice ou culpa dos dados, ele tem que morrer mesmo. Por mais que isso seja chato, torna o jogo mais interessante para os outros jogadores, que tentarão ao máximo salvar seus personagens. E sobre as cenas, é como você disse "Fique a vontade, quem determina o que é uma cena é o narrador e há respaldo nas regras ". Mais se levarmos em consideração o que tem no livro, vc ta me devendo os pontos de combate, desde o começo da aventura!
bcsaulo
bcsaulo

Mensagens : 538
Data de inscrição : 07/10/2013
Localização : [roll="d20"]x[/roll]

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Samyaza Dom 12 Jan 2014, 01:48

Saulo eu não disse que Connor poderia ter morrido como ameaça, isso foi ressaltado para explicar que, apesar de vc ter recebido menos pontos de experiência do que o personagem que recebeu mais pontos de experiência de todos (Calion com 15 pontos) vc recebeu bem mais pontos que o personagem que recebeu menos pontos de experiência do grupo (Alastor com 6, considerando que Mirina, Sam e Halt deixaram de postar), perceba, mesmo Connor tendo caído em combate vc recebeu o dobro de pontos de experiência que Alastor e apenas 3 pontos a menos que Calion. Então por favor, me mostre onde está a injustiça que vc citou?

Sobre as cenas, não é uma tentativa de ser totalitário, aumentar ou não o conceito de uma cena será proporcional a sua tentativa de aumentar a quantidade de cenas para ganhar mais XP (respaldado pelos regras que me permitem fazer isso).

Agora se vc me dizer onde no manual de regras determina que combates concedem pontos extras além dos determinados nas páginas 108 e 120 eu lhe dou o dobro de pontos que estariam faltando imediatamente.
Samyaza
Samyaza
Admin

Mensagens : 1296
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 38
Localização : Franco da Rocha / SP

Ficha do personagem
Nome: Robert Locksley
Posto: Segundo Tenente
Status: 2 Lesões

https://vingadornegro.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Blanchard Dom 12 Jan 2014, 19:50

Hhuahuauhhua.. Saulo, você é foda... Eu gosto dessa sua postura, pois ela mantém os mestres numa vigilância e em estado de alerta.. (Não gostaria se fosse mestre)...
Agora veja que o Calion ganhou em duas cenas nota 1, o que não aconteceu com o Connor, mesmo o gigante tendo tombado contra os inimigos....

Acho que já faz parte do protocolo do grupo.... Fim da campanha/distribuição de xp/ revolta de Saulo/ Mestre puto... uhahuahuhua
Blanchard
Blanchard

Mensagens : 765
Data de inscrição : 06/10/2013
Localização : [roll="D6"]x[/roll] [roll="d20"]1[/roll]

Ficha do personagem
Nome: Thierry Henry
Posto: Partisan
Status: Intacto

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por arabedoido Dom 12 Jan 2014, 20:56

Eu nem falo nada porque já fui assim igualzinho o Saulo, na verdade muito pior do que ele. Imagina um jogador que conhece o GURPS melhor que o mestre e fica toda a hora corrigindo as decisões dele, argumentando e ainda por cima mostrando no livro tudo que ele fazia de errado. Sorte que eu parei de fazer isso. Claro que tem coisas que não concordo, mas hoje prefiro o jogo em si e não a observância das regras.
arabedoido
arabedoido

Mensagens : 531
Data de inscrição : 05/10/2013
Idade : 48
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Samyaza Dom 12 Jan 2014, 22:16

Só uma observação não é que eu fique puto, mas o Saulo se esparrama, o interesse maior dele é em receber o XP necessário para passar de estágio e não se a distribuição foi justa ou não.

Samyaza
Samyaza
Admin

Mensagens : 1296
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 38
Localização : Franco da Rocha / SP

Ficha do personagem
Nome: Robert Locksley
Posto: Segundo Tenente
Status: 2 Lesões

https://vingadornegro.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por bcsaulo Seg 13 Jan 2014, 09:04

Apesar do que parece, não estou discutindo por que eu quero XP (mas eu quero!), estou discutindo pelo que eu acho justo, isso não servirá somente pra mim, mas para todos os jogadores da campanha.

Daniel, minha fama me precede! rs

Arabe, eu possuo todos os livros da 3ª edição do Gurps em português. Smile E eu não estou
discutindo regras e sim posturas.

Thiago, em relação a experiencia de combate de fato no livro não diz explicitamente que o cara deve receber os pontos após o combate. Mais veja; "Tudo que o seu personagem aprende nas aventuras em que participa é simbolizado pelos pontos de experiência". "O normal é se receber 2 pontos por evento ou fase maior de uma aventura (geralmente, existem de 3
a 6 destas cenas por história jogada)". Então ai não diz, mais se levarmos em consideração os pontos de experiência distribuídos nas aventuras prontas, você poderá ver que em cada cena, onde exista um combate, os personagens que participaram ganham pontos extras.

Logo, você como mestre tem total liberdade para colocar quantas cenas ache necessário e dar quantos pontos você queira. Mas (sempre tem um mas), então eu lembrei que você colocou em uma postagem sobre como será dada a experiência de combate:

O MJ pode conceder 1 ou 2 pontos adicionais por aventura para os jogadores que tenham soluções inteligentes para as situações propostas, que utilizem as HABILIDADES de seu personagem ao MAXIMO ou que contribuam para o sucesso da aventura e do jogo.

PARA CENAS DE COMBATE: (Isso que você escreveu já diz que você dará pontos por combate, o que não aconteceu)
1 – O personagem agiu em combate de acordo com sua profissão? (0,50 pts)
Acredito que isso eu fiz.2
– O personagem manteve-se unido ao grupo até um limite aceitável? (0,50 pts)
Fiz de novo. Fiquei até o meu limite, visto que ninguém queria me ouvir. Eu disse até que Derin era traidor, alguém me ouviu?
3 – O personagem dividiu seus recursos? (0,50 pts)
Novamente eu fiz. Inclusive dei a adaga mágica para Sam se proteger.
4 – O personagem agiu de acordo com a lógica proposta pelo grupo? (0,50 pts)
Não segui a lógica do grupo, mais simplesmente porque não acreditei que aquilo fosse o certo a fazer.
5 – O personagem foi heroico, sacrificando-se ou protegendo outros membros do grupo? (1 pt)
Eu perdi a batalha contra o Ricar, mais no auge do dominio da luta, Sam estava sendo levado por Derin e Benjen, o que eu fiz joguei um de meus machados para ajudá-lo. Depois disso, os dados me traíram.
6 – O personagem teve alguma ideia inteligente que facilitou as coisas ou poupou recursos do grupo? (1 pt)
Sempre após o combate eu reclamava os bens do inimigo (Vide os soldados de Vardem) e se isso não poupa recursos, pelo menos adiciona recursos extras.

Smile Finalizo aqui minhas inquietações.
bcsaulo
bcsaulo

Mensagens : 538
Data de inscrição : 07/10/2013
Localização : [roll="d20"]x[/roll]

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Samyaza Seg 13 Jan 2014, 11:15

Saulo, o desafio ainda está aberto, em suas afirmações não foi indicado onde no manual de regras há a determinação de conceder pontos além dos já recebidos. A forma como vc articula seus argumentos dá a entender que vc não recebeu pontos por combate o que não foi o caso, nesta cena vc recebeu 3 pontos que é uma pontuação elevada mesmo tendo tombado, então articule melhor:

1 - Se vc está dizendo que não recebeu pontos de experiência na cena do combate, isso está errado, os pontos estão lá discriminados na Cena 5. Então não há do que reclamar.

2 - Se vc está dizendo que não recebeu pontos extras de experiência na cena do combate, mantenho o desafio, mostre-me onde no manual e regras determina-se essa pontuação extra eu corrijo o valor em dobro. Fora este apontamento creio que  não haverá argumento que possa ser utilizado para vc receber mais pontos do que os demais.

Sobre sua indicação do que eu escrevi, eu deixei claro no tópico onde dou a experiência que não seguiria essa padrão e sim o do livro pq muitos jogadores não responderão ao questionário e aguardar por isso levaria ainda mais tempo, mas de qualquer forma vou repetir:

O XP foi dado usando o critério do livro de regras (2 pontos por cena +1 ou -1 se o jogador foi mal ou bem na cena) e não o critério que eu usaria inicialmente

Ressaltando que aqueles que responderam ao questionário receberão pontos extras na próxima distribuição, sendo esses pontos extras, além do que as regras determinam os quais não tenho a menor obrigação de dar, são apenas um reconhecimento do esforço e comprometimento daqueles que responderão.

Então continuo "batendo na mesma tecla" e espero que vc refute:
1 - Mostre onde sua experiência está injusta em relação aos demais jogadores?
2 - Mostre onde eu deixei de lhe dar pontos de experiência por combate (sua reclamação original)?
3 - Mostre onde no manual de regras determina-se pontos extras de experiência por combate?

E sugiro que não volte a tentar arrastar para vc o símbolo de herói, salvador ou no mínimo mártir dos outros jogadores, todo mundo aqui tem o mesmo direito de reclamar, se não o fizeram (e alguns teriam motivo para tal) deve ser pq estão satisfeitos ou por algum outro motivo que os faça optar por tal (e duvido que esse motivo seja minha inflexão) vc poderá acabar é prejudicando eles com isso, afinal, as decisões sobre a experiência afetam a todos e não exclusivamente a vc.
Samyaza
Samyaza
Admin

Mensagens : 1296
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 38
Localização : Franco da Rocha / SP

Ficha do personagem
Nome: Robert Locksley
Posto: Segundo Tenente
Status: 2 Lesões

https://vingadornegro.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por bcsaulo Seg 13 Jan 2014, 11:54

Não fiz o comentário dizendo que minha interpretação está acima das dos outros personagens e por isso que eu devia ser recompensado. Na minha postagem anterior já havia mencionado que no manual de regras não diz nada sobre XP por combate. Entretanto em TODAS as aventuras prontas existe essa pontuação. Ainda anteriormente falei sobre você ter o direito de pontuar da forma que achar correta mesmo eu achando injusto.

Sobre o que você postou sobre combate foi minha forma de dizer que de acordo com seu "método" de pontuação por combate, já dá a entender que você daria pontos por combate. Logo em uma cena, onde exista um combate, deveria existir o XP por interpretação e o XP por combate.

Mais se você diz que eu recebi pontos por combate na ultima cena, tudo bem!

E Thiago cá entre nós, acho que aqui não tem nenhuma criança pra acreditar que eu sou o super homem, o que eu afirmei foi que aquilo que eu consegui em relação a XP os outros também conseguiriam, se eles vão reclamar ou não, ai é outra história.

Em relação a sair "prejuízo" não vejo que isso possa afetar negativamente aos outros. Se eu não tivesse reclamado. Eu teria 52 pontos, ou seja, após minha reclamação ganhei 3 de XP, você mesmo disse que quem se sentisse prejudicado poderia reclamar. Mais logo que você quiser e disser que sua palavra é a lei, vou acatá-la.
bcsaulo
bcsaulo

Mensagens : 538
Data de inscrição : 07/10/2013
Localização : [roll="d20"]x[/roll]

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Samyaza Seg 13 Jan 2014, 12:44

Saulo, vamos lá:
Saulo: escreveu:Não fiz o comentário dizendo que minha interpretação está acima das dos outros personagens e por isso que eu devia ser recompensado.

Não é? E o que esse texto seu dá a entender? Lá na primeira reclamação sua:
Saulo escreveu:Eu como jogador tentei ao máximo tornar o jogo agil de modo que ele progredisse com mais facilidade, e no final eu fiquei com um numero menor de XP

Saulo escreveu: Entretanto em TODAS as aventuras prontas existe essa pontuação.
Se as aventuras não obedecem o critério do Manual de Regras é uma questão de desconhecimento das regras por parte de quem criou a aventura ou por deliberação do autor, porém, isto não quer dizer que eu seja obrigado a fazer diferente do manual de regras, pq alguém o faz.

Aliás, esse é o mesmo argumento que vc usa desde o inicio e já foi deixado claro que eu não daria pontos extras por combate. Uma observação simples (para não mudarmos o foco do assunto) é que a experiência discriminada na cenas das aventuras prontas corresponde aos pontos indicados no manual de regras quando o jogador sobressai, não são "pontos extras por combate".

Saulo escreveu:Ainda anteriormente falei sobre você ter o direito de pontuar da forma que achar correta mesmo eu achando injusto.
Não é simplesmente como eu quero, estou seguindo um padrão do manual de regra, que vai de zero a quatro pontos por cena, obedecendo essa variação eu tenho liberdade de decidir. Se vc acha injusto, mostre onde está a injustiça, avaliarei (como sempre faço) e revejo.

Saulo escreveu:Sobre o que você postou sobre combate foi minha forma de dizer que de acordo com seu "método" de pontuação por combate, já dá a entender que você daria pontos por combate. Logo em uma cena, onde exista um combate, deveria existir o XP por interpretação e o XP por combate.
Repetindo, o método de XP usado foi o do manual de regras direto e não o especificado aqui no forum, pelos motivos já citados, então não é o meu método e sim o do manual de regras (argumente então com o pessoal do projeto ou toque um topico aqui para mudarmos isso na revisão). Porém, mesmo que eu utilizasse o método discriminado aqui no forum, está claro que a pontuação das cenas seria por interpretação OU por combate e não com os dois juntos(isso está claro aqui no forum e lá no projeto da primeira vez que propus a diferenciação de cenas).

Saulo escreveu:Mais se você diz que eu recebi pontos por combate na ultima cena, tudo bem!
Se vc não recebeu pontos de experiência na Cena 5 é só mostrar que eu os reponho, porém, o que eu não vou lhe dar é pontos mais do que o padrão do manual de regras simplesmente pq vc combateu.

Saulo escreveu:E Thiago cá entre nós, acho que aqui não tem nenhuma criança pra acreditar que eu sou o super homem, o que eu afirmei foi que aquilo que eu consegui em relação a XP os outros também conseguiriam, se eles vão reclamar ou não, ai é outra história.
Ninguém acredita que vc é superhomem (talvez só vc mesmo, kkk) a questão é que vc levantou uma bandeira falando por todos (" isso não servirá somente pra mim, mas para todos os jogadores da campanha. ") incitando-os a darem força a sua reclamação.

Saulo escreveu:Em relação a sair "prejuízo" não vejo que isso possa afetar negativamente aos outros. Se eu não tivesse reclamado. Eu teria 52 pontos, ou seja, após minha reclamação ganhei 3 de XP, você mesmo disse que quem se sentisse prejudicado poderia reclamar
Se vc reparar, a cada distribuição de XP o modelo muda, pq há reclamação de alguma parte (geralmente sua), porém, cada vez que isso acontece ou o trabalho dos jogadores aumentam (como quando tiveram que responder a um questionário ou quando tiveram que eles mesmos dar a experiência uns pros outros) ou o critério fica mais apertado (como agora que te faltaram cinco pontos pra evoluir e vc não os conseguiu com a choradeira convencional).

Saulo escreveu:Mais logo que você quiser e disser que sua palavra é a lei, vou acatá-la.
Opa! não tente agora me vilanizar ou colocar-me como ditador, a "lei" a que vc se refere é a do manual de regras, vc tem que discutir com o livro e não comigo!
Samyaza
Samyaza
Admin

Mensagens : 1296
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 38
Localização : Franco da Rocha / SP

Ficha do personagem
Nome: Robert Locksley
Posto: Segundo Tenente
Status: 2 Lesões

https://vingadornegro.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 2 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos