Vingador Negro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas, sugestões e comentários

+8
arabedoido
aurhus
Vercenorax
Maedhros
Renan Paladino
Hugar
bcsaulo
Nuit
12 participantes

Página 5 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 5 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Leo Ralth Ter 28 Jan 2014, 17:58

Não entendi, se minha lingua natal é Voz de pedra, eu deveria saber ler e escrever tb né?

Leo Ralth

Mensagens : 118
Data de inscrição : 23/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 5 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Samyaza Ter 28 Jan 2014, 21:14

Hugar:
Sim,  sua afirmação está parcialmente correta, mas se um personagem possui Intelecto 0 e Línguas 5, tanto ele pode ter Malês 5  ou ter Malês 2, Élfico 1, Lanta 1 e Voz de Pedra 1, portanto deixei aberto para que cada jogador escolha quantas línguas terá (e presumi que a maioria vai preferir distribuir ao invés de concentrar pontos numa única língua).

No seu caso, como vc é um sacerdote vc já começa alfabetizado (Escrita 1) em sua língua natal (Malês), conforme:
Manual de Regras, pg 35 escreveu:Todos os Anões e Elfos, por serem membros de raças sábias e antigas, são alfabetizados (na sua língua da raça), isto é, têm a Habilidade Escrita no nível 1 (antes de somar quaisquer ajustes e determinar o Total na Habilidade). No caso de Humanos e Pequeninos, todos os personagens Sacerdotes ou Magos, por terem passado por um treinamento organizado e por sua profissão exigir o uso de leitura, sabem ler e escrever (na sua língua da raça).

Saulo:
Os níveis em Escrita e Língua são em Voz de Pedra mesmo certo?

Leo:
Afirmativo, como fiz a primeira lista com pressa, esqueci que anões ganham Escrita 1 em sua língua natal mesmo sendo guerreiros.

Resumindo:

As habilidades que envolvem o uso da linguagem são Línguas (falar o idioma específico) e Escrita (ler e escrever nesse idioma).

Todas as raças sabem falar (ganham 1 ponto em Línguas) no seu idioma natal.

Anões e elfos além de falar (Línguas 1 gratuitamente) sabem ler e escrever (ganham Escrita 1) em seu idioma natal.

Sacerdotes e magos, independente da raça, aprendem a ler e escrever (ganham Escrita 1) em seu idioma natal.

Quando há acúmulo de pontos gratuitos, como um anão sacerdote ou elfo mago (em que ambos os casos eles ganhariam Escrita 1 por sua raça e por sua profissão) os pontos não são cumulativos.

Nas fichas de personagens os jogadores devem esclarecer quais idiomas falam (habilidade Língua) e quais sabem ler e escrever (Escrita), tendo que considerar:

Os pontos podem ser distribuídos, gastar 2 pontos numa habilidade (Língua ou Escrita), não necessariamente obrigam o personagem a colocar esses dois níveis numa única habilidade, ele pode escolher, por exemplo, colocar um nível Língua (Malês) e um nível em Língua (Voz de Pedra).

Assim, atualizo a lista original
Calion:
Fala em: élfico (língua natal)
Lê e escreve: élfico (língua natal) e comprou 2 níveis em Escrita que podem ser gastos num idioma ou dois, favor especificar.
* usando Linguagem 1 pode falar uma outra linguagem.

Baelor
Fala em: malês
Lê e escreve: malês (por ser sacerdote)

Gloin
Fala em: Voz de Pedra (língua natal)
Lê e escreve: Voz de Pedra (por ser anão)

Connor
Fala em: malês (língua natal) e comprou 1 nível em Língua que pode ser gasto num idioma, favor especificar.
Lê e escreve: comprou 1 nível em Escrita que pode ser gasto num idioma, favor especificar.

Argrim:
Fala em: malês e élfico
Lê e escreve: não alfabetizado

Pammala
Fala em: élfico (língua natal)
Lê e escreve: élfico (por ser maga)

Leopoldo
Fala em: malês (língua natal) e  comprou 1 nível em Língua que pode ser gasto num idioma, favor especificar.
Lê e escreve: malês (por ser sacerdote) comprou 1 nível em Escrita que pode ser gasto num idioma, favor especificar.

Alastor
Fala em: voz de pedra (língua natal)
Lê e escreve: voz de pedra

Por favor aqueles que possuem idiomas adicionais (falados ou escritos) informar abaixo.
Samyaza
Samyaza
Admin

Mensagens : 1296
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 38
Localização : Franco da Rocha / SP

Ficha do personagem
Nome: Robert Locksley
Posto: Segundo Tenente
Status: 2 Lesões

https://vingadornegro.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 5 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Blanchard Ter 28 Jan 2014, 23:26

Thiago, agora que as coisas estão mais claras, não poderíamos corrigir os personagens? O Calion está todo torto, pois pensei que todos ganhavam Malês.. Agora ele falaria élfico e saberia escrever em élfico, mâles e ainda uma outra língua a escolher..Seria muito melhor que ele falasse e escrevesse em élfico e malês...
Blanchard
Blanchard

Mensagens : 765
Data de inscrição : 06/10/2013
Localização : [roll="D6"]x[/roll] [roll="d20"]1[/roll]

Ficha do personagem
Nome: Thierry Henry
Posto: Partisan
Status: Intacto

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 5 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Vercenorax Ter 28 Jan 2014, 23:53

Mas vejam uma coisa, isso tudo o que esta descrito acima penso eu soma-se a todos falarem o malês. Como por exemplo o Glóin fala, lê e escreve em Voz de Pedra, mas também fala malês. Como é o caso do Alastor, como anão, e da Pammala e do Calion que são elfos e nos quais o que eu disse se adapta.
Vercenorax
Vercenorax

Mensagens : 455
Data de inscrição : 07/10/2013
Idade : 30
Localização : Cachoeira de Minas/Lavras

Ficha do personagem
Nome: Boris Andravitch
Posto: Primeiro Tenente
Status: 2 Lesões

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 5 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por arabedoido Qua 29 Jan 2014, 00:41

Pelo que vi em um dos livros de ambientação, elfos independente da profissão falam, lêem e escrevem em malês e élfico sem precisar gastar pontos. Se não me engano, o mesmo vale para os anões, mas no caso deles é malêse voz da pedra.
arabedoido
arabedoido

Mensagens : 531
Data de inscrição : 05/10/2013
Idade : 48
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 5 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por arabedoido Qua 29 Jan 2014, 00:43

A regra de que magos ganham o direito de saber ler na língua natal por serem magos se aplica aos humanos. Se quiserem conferir, creio que está no livro de introdução à ambientação.
arabedoido
arabedoido

Mensagens : 531
Data de inscrição : 05/10/2013
Idade : 48
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 5 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Hugar Qua 29 Jan 2014, 01:06

O único idioma que o Leopoldo sabe é Malês, mas se tiver que ser outro, que seja élfico, já que ele teve algum contato com eles.
Hugar
Hugar

Mensagens : 897
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 30
Localização : Guarulhos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 5 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Samyaza Qua 29 Jan 2014, 16:00

Dani, sim é possível corrigir isso.

Vercenorax vc está certo, todos falam malês independente da raça ou profissão, está no Livro de Introdução a ambientação:
pg: 28 escreveu:Todos os personagens, independente de história ou raça, sabem falar o Malês, ou seja, não se precisa “comprar” esta língua.

(Nem lembrava dessa informação, pois está separada das demais, em outro livro).

Árabe não achei a regra que vc disse sobre todos elfos e anões saberem ler, falar e escrever, vi apenas o trecho que cita a habilidade de falar.

Antes de corrigirmos as fichas, vamos ver se o Árabe acha onde diz que elfos e anões sabem ler/escrever malês automaticamente pra termos todas as informações juntas.

Obrigado as dicas de todo mundo.

Samyaza
Samyaza
Admin

Mensagens : 1296
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 38
Localização : Franco da Rocha / SP

Ficha do personagem
Nome: Robert Locksley
Posto: Segundo Tenente
Status: 2 Lesões

https://vingadornegro.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 5 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Leo Ralth Qua 29 Jan 2014, 16:53

Alfabetização
Em Tagmar a Habilidade de ler e escrever são mais
disseminados que em nosso mundo na idade
média. Todos os Anões e Elfos, por serem membros
de raças sábias e antigas, são alfabetizados (na sua
língua da raça), isto é, têm a Habilidade Escrita no
nível 1 (antes de somar quaisquer ajustes e
determinar o Total na Habilidade). No caso de
Humanos e Pequeninos, todos os personagens
Sacerdotes ou Magos, por terem passado por um
treinamento organizado e por sua profissão exigir o
uso de leitura, sabem ler e escrever (na sua língua
da raça).

ta no livro de regras

Leo Ralth

Mensagens : 118
Data de inscrição : 23/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 5 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por arabedoido Qua 29 Jan 2014, 17:10

Acho que o Leo acabou de decifrar a charada. eu que lembrava errado mesmo. Mas em parte é verdade: minha personagem sabe ler em élfico não por ser maga, mas por ser elfa.
arabedoido
arabedoido

Mensagens : 531
Data de inscrição : 05/10/2013
Idade : 48
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 5 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Samyaza Qua 29 Jan 2014, 20:19

Eu citei o mesmo trecho que o Leo uns 5 tópicos acima e ela faz referência apenas a Escrita e apenas na língua natal da raça e não em malês conforme vc havia indicado, de forma que os idiomas escrito e falado de Pammala estejam ok, pelo menos eu acho.

Os personagens que possuem níveis em Escrita e Língua podem fazer os ajustes que acharem necessários.
Samyaza
Samyaza
Admin

Mensagens : 1296
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 38
Localização : Franco da Rocha / SP

Ficha do personagem
Nome: Robert Locksley
Posto: Segundo Tenente
Status: 2 Lesões

https://vingadornegro.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 5 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por arabedoido Qua 29 Jan 2014, 23:49

Eu na verdade concordei com o Junior, o que corrobora sua primeira consideração. Pammala fala malês e élfico e caso sò tenha mesmo um nível de escrita, só lê élfico mesmo.
arabedoido
arabedoido

Mensagens : 531
Data de inscrição : 05/10/2013
Idade : 48
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 5 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Blanchard Qui 30 Jan 2014, 00:06

Calion foi corrigido.. Tirei um ponto de escrita e coloquei em língua. Ficou total 2 em escrita e 2 em língua. Portanto ele fala Élfico e Malês (pacote), Lanta e Khurng (compras). Escreve em Élfico (pacote), Malês e Lanta (compras). É isso mesmo?
Blanchard
Blanchard

Mensagens : 765
Data de inscrição : 06/10/2013
Localização : [roll="D6"]x[/roll] [roll="d20"]1[/roll]

Ficha do personagem
Nome: Thierry Henry
Posto: Partisan
Status: Intacto

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 5 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Samyaza Qui 30 Jan 2014, 10:46

Ok Árabe e Dani, farei as correções na ficha e posto aqui o código para ser adicionado na assinatura de vc´s.
Samyaza
Samyaza
Admin

Mensagens : 1296
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 38
Localização : Franco da Rocha / SP

Ficha do personagem
Nome: Robert Locksley
Posto: Segundo Tenente
Status: 2 Lesões

https://vingadornegro.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 5 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Samyaza Sex 07 Mar 2014, 17:45

Galera, tenho percebido um problema no PBF:

1 - O número de postagens do pessoal tá reduzido;

2 - Algumas pessoas estão postando mas parecem que não estão lendo as ações dos outros personagens e acabam ignorando uma ação de um outro personagem que envolva o seu

3 - O pessoal simplesmente não se decide e a coisa não anda.

Não me importo muito com os motivos disso a não ser que eles ajudem a trazer uma solução para a questão e é isso que gostaria de saber de vc´s, como resolver?

Eu devo postar mais vezes durante o dia? Qual horário deveria ser o ideal para vc´s?

Se tem alguém que não tá mais afim de jogar, tranquilo, é só sair (melhor que atrapalhar) os demais, não vai ter ressentimento, sério mesmo, eu só quero que o jogo role com mais fluidez.

VC´s preferem receber uma missão específica para todos cumprirem do que deixar do jeito sandbox?

Eu preciso ter mais informações de vc´s para dar mais velocidade, por exemplo, deixar claro o que o jogador fala e faz é muito importante, Firiom, por exemplo, as vezes sequer cita a ação do seu personagem, só a fala. Mas tbm é importante dizer o que seu personagem pretende, assim fica mais fácil fazer a engrenagem funcionar.

Uma coisa muito comum é começarmos uma cena de diálogo e não sair dela pq ninguém posta nada referente ao fim da cena, alguns jogadores fazem isso, Connor, Argrim e atualmente Gloin são os que mais fazem isso.

Vou pedir que antes de postar tenham sempre em mente:
1 - As ações que os outros personagens realizaram;
2 - Qual o objetivo de vc´s na cena;
3 - Que vc´s postem respondendo as outras ações dos persnagens E tbm ao que pretendem na cena.

Uma vez o Saulo (sempre ele) levantou a questão de dividir o grupo em pelo menos dois grupos que tivessem cada um as mesmas velocidades de postagem e objetivos parecidos, para deixar a coisa melhor, mais fluida, juntamos todo mundo no templo pra isso.

No inicio desse arco avisamos que o objetivo era esse e que o pessoal precisava se organizar sobre o que seus personagens queriam mas parece que a maioria esqueceu isso com o lance do guardião.

Essa sequência de "sub-missões" é algo comum quando se joga uma aventura mais aberta, mas se vc´s se perderem, vamos ficar o ano todo numa única parte, pq não se focam em resolver pelo uma das missões (e considerando que a quantidade delas aumentam conforme o tempo passa).

Acho que isso acontece pq cada um pensa de forma diferente sobre determinado assunto e ao invés de se reunirem em objetivos parecidos, ou negociar uma ordem de resolução todo mundo fica esperando uma solução sobrenatural.

Isso não vai acontecer, vc´s não terão certezas independente dos caminhos que escolherem, não haverá melhor solução (muito menos cairá uma do céu), haverá apenas aquela que é menos pior. Não esperem bondade ou verdade na aventura, não esperem que alguém os diga o que fazer, exceto é claro se essa missão for algo que vc´s não queiram fazer, não esperem por recompensas por suas ações, exceto é claro o fato de manter os personagens vivos.

Então preciso tbm que vc´s digam o que vc´s querem como jogadores E como personagens, conversem entre si em OFF, resolvam as negociações entre os jogadores pq isso facilita muito as coisas, e poderemos chegar logo em nossos objetivos.

Lembrando que a experiência é por cena, e não tivemos muitas até agora (e já passamos do carnaval).

Nosso lema deve ser: atenção (as postagens do narrador e dos outros personagens), sinceridade (pq ajuda a entender os problemas de forma mais clara), comunicação (pq se não conversarmos não vamos nos entender) e praticidade (pq isso é RPG e não xadrez).

Bjundas
Samyaza
Samyaza
Admin

Mensagens : 1296
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 38
Localização : Franco da Rocha / SP

Ficha do personagem
Nome: Robert Locksley
Posto: Segundo Tenente
Status: 2 Lesões

https://vingadornegro.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 5 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Hugar Sex 07 Mar 2014, 18:17

Eu continuo jogando. Minha postagem depende primeiramente da de Firiom, então vou esperar ele postar.

Minha opinião é que tá legal do jeito que tá. Porém, aquelas receitas tradicionais de RPG - alguém contrata a gente, cumprimos uma missão bem delineada, recebemos a recompensa - são garantidas de darem certo. Jogar em sandbox assim eu curto, requer mais do mestre e do jogador e amplia as possibilidades. O problema surge quando os jogadores não sabem exatamente o que fazer e ficam esperando o mestre coloca-los no trilho ou a narração não fisgar.
Hugar
Hugar

Mensagens : 897
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 30
Localização : Guarulhos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 5 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por arabedoido Seg 10 Mar 2014, 10:55

Eu também dentro do possível tenho postado. Agora estou no aguardo porque preciso das respostas para decidir minha próxima ação. Em verdade, estou tentando uma reunião exatamente para isso, para sem fazer metajogo, pegar os objetivos de todos e resolver qual será a melhor maneira de resolver tudo da forma mais eficiente.
arabedoido
arabedoido

Mensagens : 531
Data de inscrição : 05/10/2013
Idade : 48
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 5 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Samyaza Seg 10 Mar 2014, 11:13

Árabe, algumas coisas podem ser discutidas em off, desde que sejam para acelerar a jogatina.
O metajogo só ocorre em "on", vc´s podem combinar várias coisas como jogadores e fazê-las acontecer como personagens, sem necessariamente estarem fazendo metajogo.
Samyaza
Samyaza
Admin

Mensagens : 1296
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 38
Localização : Franco da Rocha / SP

Ficha do personagem
Nome: Robert Locksley
Posto: Segundo Tenente
Status: 2 Lesões

https://vingadornegro.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 5 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Blanchard Seg 10 Mar 2014, 13:07

Thiago,

Mestre postar mais vezes não acho indicado, não.. Senão muita gente ficará sem ação, por não ter postado.

Quanto a receber ou não missões diretas, acho que elas acontecem tbm. Exemplo, o queima ruesca do Norne nos solicitando uma checagem no guardião. Mas eu tbm prefiro tocar com maior liberdade de ação, podendo me envolver em uma das várias pontas que estão abertas.

Sinceramente, acho que num único grupo grande, muitas coisas se perdem.. Em grupos menores, os personagens ganham espaço e o narrador ganha tbm, para trabalhar questões gerais e específicas de cada personagem.

Percebo que quando nos juntamos, esse lance de ignorar ações fica feio.. Acontece com mais frequência, até pela quantidade de postagens que envolvem diretamente cada um.

Nunca vi uma aventura sua fácil.


Já falei, o Calion quer chegar na terceira idade cantando músicas como “Ela faz Cinema” e “Renata Maria”... Pra ele já tá de bom tamanho... Aaa, e tem a Dalila.. E o lance não resolvido com a Mirina... Chega..
Blanchard
Blanchard

Mensagens : 765
Data de inscrição : 06/10/2013
Localização : [roll="D6"]x[/roll] [roll="d20"]1[/roll]

Ficha do personagem
Nome: Thierry Henry
Posto: Partisan
Status: Intacto

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 5 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Renan Paladino Seg 10 Mar 2014, 14:37

Em relação aos três primeiros pontos eu só tenho algo a acrescentar no segundo, porque é quando o jogador declara que ignorou é uma coisa clara, agora quando simplesmente não da retorno e ainda joga um assunto encima do seu, faz parecer que você não postou nada. Deixando o personagem boiando e atrapalhando o desenvolvimento do mesmo. Lembrando a todos que quem ignora uma hora pode ter a vida de seu personagem dependendo diretamente de uma escolha desse personagem, a cena que está por vir mostra bem isso.

Não prefiro uma missão específica, a não ser que seja algo muito foda que necessite de todos do grupo para seu cumprimento.

Não costumo ignorar as falas dos outros personagens e nem suas ações.

No mais, nádegas a declarar!!! Toca o barco!!!
Renan Paladino
Renan Paladino

Mensagens : 225
Data de inscrição : 06/10/2013
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 5 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por arabedoido Seg 10 Mar 2014, 15:36

O que acho é que houve um tempo em que as postagens estavam extremamente longas e cansativas de serem lidas. Isso fez com que a chance de algo passar batido ficasse em praticamente 100%. Agora, vejo que acontece outra coisa, um parece não entender bem as intenções dos outros, ou finge não entender, mas quem sou eu para julgar? Fica para cada um refletir.

O exemplo foi o grande mal entendido que está acontecendo entre minha personagem e Calion. Tento mostrar que ela está sim com interesse, só não quer que certas coisas sejam feitas ali dentro do templo, que seria algo meio inapropriado. Além disso, consideremos que ela o acompanhou quando ele estava de caso com uma outra e logo pulou para ela. Até conversei com o Thiago sobre isso em off, por causa dessa questão. Havia entendido que elfos como só se casam depois dos 100 anos e levam a vida em um ritmo mais lento, isso seria bem compreendido. Fora que em uma época medieval, as mulheres tenderiam mesmo a ser mais recatadas. Mudei um pouco por ter visto que houve alguns erros em minha interpretação do ambiente.

Voltando ao assunto anterior, acredito que o melhor seria tentar evitar postagens com falas muito longas. Claro que não é preciso parar definitivamente de fazê-lo, mas geralmente em conversas os longos discursos são raros de acontecer. Fora que fica cansativo para quem vai ler.

Aconselharia somente evitar os discursos e se for possível, colocar um lembrete em off, avisando que o jogador esqueceu de responder a pergunta, ou que algo passou batido por ele. Seria algo bom a meu ver e evitaria novos problemas entre os jogadores. Estou vendo que a turma anda se estressando fácil ultimamente.
arabedoido
arabedoido

Mensagens : 531
Data de inscrição : 05/10/2013
Idade : 48
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 5 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por aurhus Seg 10 Mar 2014, 19:06

caras sinto muito, meu ritmo lento de postagens no ultimo tempo se deve a eu estar me concentrando em uma campanha que estou desenvolvendo para narrar em uma loja de um camarada meu em que eu me comprometi em narrar aos domingos, porem creio que agora voltarei ao meu ritmo normal. E quanto ao resto creio que não posso opinar pois me mantive ausente.
aurhus
aurhus

Mensagens : 227
Data de inscrição : 07/10/2013
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 5 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Maedhros Seg 10 Mar 2014, 20:39

Na minha opinião está bom do jeito que está. Acho que a queda no ritmo do forum foi por causa do carnaval, ja q nesse periodo nem entrei na internet. Mas continuo firme no jogo e continuarei postando o mais rápido possível.
Maedhros
Maedhros

Mensagens : 343
Data de inscrição : 07/10/2013

Ficha do personagem
Nome: Sabão
Posto: Segundo Sargento
Status: 1 Lesão

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 5 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Samyaza Qua 12 Mar 2014, 01:03

Galera, uma lavagem de roupa rápida:
Em primeiro lugar desculpem-se não ter postado esses dias tive dois probleminhas pra lidar, detalhes no facebook seus fofoqueiros.

Em segundo lugar, sim vou encher o saco de vc´s mais uma vez pq na primeira quis ser indireto e acho que não resolveu, meu objetivo é dar mais ritmo ao pbf e preciso de algumas coisas fiquem claras para isso, portanto, darei "nomes aos bois" (nenhuma referência com o estado civil de cada um ok?)

Em terceiro lugar não estou muito satisfeito com o andamento do PBF, acredito que outros jogadores tbm não satisfeitos comigo, mas se o objetivo é diversão e ela não ocorre, acho que devemos conversar e resolver.

Pra não me alongar muito vou usar como referência as últimas postagens dos senhores e depois vou fazer algumas observações, é claro que vc´s terão observações sobre minhas postagens tbm e preciso que vc´s as façam, somos todos hominhos (pelo menos eu acho) e podemos criticar e ser criticados sem ofender e sem nos sentir ofendidos ok?

Depois de apontar essas observações sobre como a galera tem postado (e se comportado), vou responder ao pessoal que postou aqui e em seguida fazer algumas perguntas e alguns pedidos. Vamos lá (e não esqueçam, como hominhos, nada de mimimi):

APONTAMENTOS SOBRE POSTAGENS:
Connor:
Não tenho muito o que reclamar como personagem, apesar de ser um jogador insuportável quando o assunto é regra (com o título de mais odiado do projeto), gosto dele e da teimosia, quanto mais ele me cobra, eu acabo lendo mais e melhorando.

Quando posta é objetivo, diferencia o que é a ação do personagem (se movimenta de um lugar para outro) e fala (não fica só na discussão que nunca sai do lugar), seria muito útil que nesse quesito (ser diretivo e postar ação e fala) outros jogadores o copiassem.

Minha reclamação é que ele anda meio ausente, não tem falado muito em off, ele ajudava a dar direção ao grupo muitas vezes.

Alastor:
Não vai mais poder jogar por causa da faculdade, não há reclamação a não ser pelos sumiços repentinos, se sabia que ia começar a faculdade e isso atrapalharia as postagens voltou pq? Tenho a impressão de que a faculdade realmente não atrapalha (apesar de consumir um bom tempo) mas que talvez não esteja satisfeito e o tempo que a facul rouba virou o motivo da saída que com um pouco de esforço poderia ser mantida (vide o próximo jogador que falarei).

Sam:
Vai voltar a jogar, tá parecendo funk esse pbf (entra e sai, entra e sai, na porta da frente e na porta de trás), sai um, entra outro.
Não  tenho reclamações sobre o Sam, exceto essa relação sexual dele com o pbf.

Firiom:
potagem:

Firiom é um doido, isso é legal, como a cantoria maluca no templo (achei um pouco forçado os acólitos e sacerdotes cantarem tbm, mas achei que ficou bacana e não ia trazer prejuízos), mas não dá pro Auhurs não ser doido tbm? Por exemplo, nessa última postagem que citei no spoiler eu nem sei o que é que Firiom tá procurando, como é que poderia dizer que ele encontrou.

Minhas maiores dificuldades com ele são:
A - frequência de postagem irregular;
B - Dificilmente deixa claro os objetivos e declara as ações de forma clara, tornando dificil entender o que o personagem quer
C - síndrome do cavaleiro solitário (como jogamos de forma "aberta" isso não teria problema nenhum, mas se esse é o objetivo do firiom, deixa claro isso pq narro nessa direção. Não é simplesmente deixar claro que prefere seguir sozinho, pq isso é deduzível mas deixa claro tbm o que pretende fazer depois disso).

Leopoldo:
Não tenho do que reclamar, não questionou as forçadas de barra, presta atenção nas postagens, posta as ações e falas, e tem pensado sobre os eventos que ocorrem. Se tivesse que reclamar de alguma coisa seria o fato de que ele tem muitas ideias de coisas que estão acontecendo que poderiam ajudar o grupo mas ele prefere guardar para si e deixar a galera perdida.

Tem feito uma parceria interessante com Argrim.

Gloin:
Posta bem tbm, diz a ação e a fala, mas as vezes é indeciso, não chega a ser um problema pq as circunstâncias acabam obrigando-o a escolher. Meu problema neste momento é que me parece que Gloin saiu do templo e quer gastar o tempo lá para que Connor saia sem ele, se for isso eu preciso saber pq aí precisamos deixar eles esperando, tbm preciso saber se pretende descer os túneis ou não.

Pammala:
Parece desinteressada, não parece que está lendo as postagens dos demais e do narrador, na última postagem disse que iria para a biblioteca, eu postei que ela chegou aí ela responde que tá falando com os outros, que outros? Os livros? Aí acontece algo que eu não concordo, que é a postagem no "tempo passado", se ela escolheu sair de um lugar, mas "esqueceu" de falar alguam coisa, diga que voltou, disse o que tinha que dizer e depois foi novamente para biblioteca mas nada de coisas "subentendidas", ok?

Baelor:
Posta ação e fala, tranquilamente, manteve frequência por um tempo mas nesse último período demorou. O maior problema é o fato de ignorar as postagens de outros jogadores (fez isso mais de uma vez com Argrim), parece que o jogador não leu o que os demais postam. Se leu e realmente quiser ignorar, então avise isso na postagem "ignoro a ação de fulano e...) pq aí não ficam dúvidas.

Calion:
Posta bem, ação e fala na medida certa, foi tolerante o tempo todo com a resistência da "Madonna" sobre suas investidas, além de Carisma 4 o personagem é da mesma raça e sempre foi educado e elegante com ela, ela como "jovem humana" estaria passando pela puberdade (se é que elfos tem isso) e deveria estar toda se "coçando", não vejo pq não poderia ter um romance, não uma putaria, mas romance, mesmo Calion sendo namorador, ela poderia pelo menos demonstrar encantamento mas resistir devido o comportamento dele, mas ao contrário parecia fria como a lâmina de uma espada ou uma mulher na menopausa.

Como jogador é muito colaborativo em apontar erros que passam batido (como a questão das línguas).

Argrim;
Posta ação e fala bem, tem se interessado, demonstrado interesse em manter um mínimo de unidade e ordem, além de conversar com quase todos os personagens para trocar informações, sempre levanta questões relevantes. Minha preocupação é o fato de que tem se incomodado com a reação de alguns personagens, principalmente Connor e Baelor e isso gere uma briga desnecessária.

Acho que não esqueci ninguém neh?

RESPONDENDO AO PESSOAL QUE POSTOU:
Leopoldo:
Vc tbm acha que os jogadores estão perdidos? O que vc acha que pode ajudar? Aquela lista de "pendencias" que fiz vc acha que ajudou mais ou atrapalhou?

Calion:
Ok, vou tentar postar apenas 2 vezes por dia e não atropelar ninguém, como fazíamos antes.

As missões do Norne e do Karr, foram oferecidas, podendo os jogadores aceitar ou não e eu só as fiz para acrescentar um mínimo de direção ao pessoal que parece meio perdido, mas temos muitas missões "em aberto" que responderiam a muitas perguntas que estão sem respostas.

Connor sugeriu que dividisse os grupos em pelo menos 2 grupos menores que se organizassem por frequência e período de postagem, foi inteligente mas não vi o pessoal se esforçar nesse sentido, parece que ninguém quer se ajudar muito.

Sobre ignorar ações, não é a primeira vez que vc reclama e eu concordo, o que vc acha de descontarmos em xp esses vacilos de roleplay?

Vc é um dos poucos que diz  oque o personagem deseja (e infelizmente não consigo te proporcionar isso)

Argrim:
Conveniente suas reclamações, não teria nada a acrescentar não, acho que tá faltando interação tanto em off quando on, talvez o pessoal (alguns pelo menos) estejam cansados pq já jogamos durante muito tempo e não estejam com o mesmo pique que vc, mas todo mundo sabe o que um lobo faz pra não prejudicar a alcateia quando envelhece certo?

Pammala:
Pode citar qual tempo foi esse e o que tornava a leitura das postagens cansativas?

Sobre entender ou não a postagem um do outro, se vc acha que alguém pode ou não entender a sua postagem, deixe o objetivo dela exposto em off. Não estamos em condições de postar e esperar que cada um reflita, vc mesmo disse que se cansa ao ler, imagina o cara ler e ter que refletir sobre o que  6 ou 7 cabeças querem dar a entender?

Sobre Pammala e Calion, não ficou claro pra mim esse interesse nas ações da Pammala, exceto essa mudança recente onde parece que baixou a anitta nela.

Sobre postagens longas, depende muito, tinha um cara no projeto o Markus, parecia que tava escrevendo um romance quando postava, nesse caso era um problema e eu falei com ele sobre isso, mas recentemente não me lembro de nenhuma postagem longa e desnecessária. O que acho que tá rolando é que esse pbf de GURPS que vc tá jogando tem chamado sua atenção mais e tomado mais do seu tempo, completamente compreensível já que é um sistema e uma temática que vc curte mais, mas não dá pra deixar de assumir isso (se for este o caso) e tacar a culpa em postagens longas que, eu pelo menos, desconheço.

Agora vc pedir para evitar que os personagens discursem num pbf só pode ser brincadeira neh? O cara tem que postar a ação dele, a fala dele, responder ao narrador  e a mais 6 ou 7 jogadores e tem que fazer tudo isso de forma clara e vc quer que o cara resuma?

Firiom:
"Fidumaégua" custava avisar o danado? um recadinho no facebook: "tá foda, toca o pbf comigo por enquanto". Até o Alastor que meteu o pé se deu ao trabalho de avisar!

Até quando vai essa tua aventura aí? E divide ela conosco depois.

Baelor:
Que parada é essa? Sacerdote pulando carnaval? Só falta me dizer que encheu a cara e saiu com uns travecos!
Cara, pelamordedeus, mesmo que tu poste uma vez só por dia, responde ao pessoal, Baelor já cagou duas vezes na cabeça do Argrim, aparentemente sem necessidade (não posso dizer que foi sem vontade).


PERGUNTAS:
1 - Quem vai descer pros túneis? se soubermos isso podemos parar de enrolar aquele fode e não sai de cima que tá a cena
2 - Indo ou não pros túneis o que o personagem pretende depois disso?
3 - O que pode melhorar de minha parte?
4 - O que pode melhorar da parte dos outros jogadores?

PEDIDOS:
1 - Postem ação e fala do personagem
2 - Leiam as postagens dos outros personagens e avisem se forem ignorá-las
3 - Deixem aqui escrito os melhores horários que vc´s tem para postar
4 - Não postem ações no passado

Acho que é isso.

Se vc leu isso é pq prestou atenção em tudo e vai ganhar xp extra.
Samyaza
Samyaza
Admin

Mensagens : 1296
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 38
Localização : Franco da Rocha / SP

Ficha do personagem
Nome: Robert Locksley
Posto: Segundo Tenente
Status: 2 Lesões

https://vingadornegro.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 5 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Renan Paladino Qua 12 Mar 2014, 01:36

Bom! Eu tô sussa em relação a Connor, pq ele declara que ignora o que não deixa dúvidas sobre as intenções dele. É chato, mas parece fazer parte do que é o personagem. Quanto a Baelor, eu não sei por qual motivo. Até porque, pela narrativa, todos nos conhecemos durante a invasão de Lubliama. Então, não conhecer o personagem não seria um motivo plausível.

PERGUNTAS:

1 - Desço aos túneis, mas apenas se conhecer as intenções de Norne e para fazer o que ele está pedindo. Não pelo motivo fútil de simplesmente ajudar outro personagem a satisfazer seu desejo de dar umas porradas em uma armadura. Estamos em grupo e acredito que colocar a vida dos outros em risco por conta disso não é pensar em grupo. Pelo menos não no bem dele.

2 - Depois disso, pretendo ir até Caliana com Calion e Pammala, mas não sem antes falar com Leopoldo e pedir que venha conosco. Sei que não posso forçá-lo a nada e nem quero ninguém comigo por obrigação ou forçado, mas gostaria muito de contar com ele.

3 - Você poderia utilizar roupas mais coladas, isso ia melhorar. Acho que couro é uma boa pedida pra você cara!

4 - Não vou ficar aqui fazendo criticas diretas a outros jogadores. Todos aqui tem senso crítico e sabem avaliar em que situações erram ou acertam. Não posso pedir que ninguém melhore, porque também não sou perfeito. Só temos de concordar que como em nossas vidas, isso pode ou não, nos trazer consequências.

PEDIDOS:

1 - Belê!
2 - Belê!
3 - QQ hora!
4 - Belê!
Renan Paladino
Renan Paladino

Mensagens : 225
Data de inscrição : 06/10/2013
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários - Página 5 Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos