Regras Básicas
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Regras Básicas
A campanha de cyberpunk usará o sistema Millenia. Esse sistema une de forma simples e elegante 2 fatores importantes num sistema a facilidade de entendimento das regras com verossimilhança. Comparados à outros sistemas a maior diferença é por conta do combate que é extremamente mortal (mais detalhes no tópico de combate).
Atributos
Millenia usa 6 atributos sendo Força, Saúde, Reflexos, Intuição, Vontade e Presença.
Proficiências
É o equivalente às perícias e medem, em termos de jogo, os conhecimentos e habilidades acumulados pelos personagens. As proficiências podem ser intuitivas (podem ser testadas mesmo o personagem não sendo habilitado) e não intuitivas (exigem pelo menos o o nível aprendiz para serem testadas). Além disso as proficiências são divididas em níveis onde a cada nível há um valor correspondente contra o qual a proficiência é testada.
Testes
Todo teste é feito rolando uma quantidade de dados, cuja soma deve ser menor ou igual ao valor da proficiência ou atributo que está sendo testado para que se obtenha sucesso. A quantidade de dados vai variar com a dificuldade do teste sendo:
Testando de novo
Existem tarefas que não permitem novas tentativas, outras ações podem ser tentadas continuamente, o combate é o melhor exemplo desse tipo de tarefa e ainda existem aquelas tarefas cuja continuidade depende da paciência e força de vontade da pessoa, nesses casos, usa-se a regra a seguir:
• Na primeira que fracassar na primeira tentativa de realizar uma tarefa o jogador pode fazer um teste Normal de Vontade, se tiver sucesso pode tentar realizar a tarefa novamente, em caso de fracasso ele desiste de realizar a tarefa. Essa segunda tentativa de fazer a tarefa leva 5x o tempo normal que a tarefa exigiria.
• Se o personagem fracassar na segunda tentativa de realizar uma tarefa o jogador pode fazer um teste Difícil de Vontade, se tiver sucesso pode tentar realizar a tarefa novamente, em caso de fracasso ele desiste de realizar a tarefa.Essa terceira tentativa de fazer a tarefa leva 20x o tempo normal que a tarefa exigiria.
Atributos
Millenia usa 6 atributos sendo Força, Saúde, Reflexos, Intuição, Vontade e Presença.
Proficiências
É o equivalente às perícias e medem, em termos de jogo, os conhecimentos e habilidades acumulados pelos personagens. As proficiências podem ser intuitivas (podem ser testadas mesmo o personagem não sendo habilitado) e não intuitivas (exigem pelo menos o o nível aprendiz para serem testadas). Além disso as proficiências são divididas em níveis onde a cada nível há um valor correspondente contra o qual a proficiência é testada.
Nível da Proficiência | Valor da Proficiência |
Ás | 17 |
Mestre | 15 |
Especialista | 13 |
Habilitado | 11 |
Aprendiz | 09 |
Não Habilitado | 07 |
Testes
Todo teste é feito rolando uma quantidade de dados, cuja soma deve ser menor ou igual ao valor da proficiência ou atributo que está sendo testado para que se obtenha sucesso. A quantidade de dados vai variar com a dificuldade do teste sendo:
Dificuldade da tarefa | Dados usados no teste |
Fácil | 2D6 |
Normal | 3D6 |
Difícil | 4D6 |
Muito Difícil | 5D6 |
Extremamente Difícil | 6D6 |
Virtualmente Impossível | 7D6 |
Testando de novo
Existem tarefas que não permitem novas tentativas, outras ações podem ser tentadas continuamente, o combate é o melhor exemplo desse tipo de tarefa e ainda existem aquelas tarefas cuja continuidade depende da paciência e força de vontade da pessoa, nesses casos, usa-se a regra a seguir:
• Na primeira que fracassar na primeira tentativa de realizar uma tarefa o jogador pode fazer um teste Normal de Vontade, se tiver sucesso pode tentar realizar a tarefa novamente, em caso de fracasso ele desiste de realizar a tarefa. Essa segunda tentativa de fazer a tarefa leva 5x o tempo normal que a tarefa exigiria.
• Se o personagem fracassar na segunda tentativa de realizar uma tarefa o jogador pode fazer um teste Difícil de Vontade, se tiver sucesso pode tentar realizar a tarefa novamente, em caso de fracasso ele desiste de realizar a tarefa.Essa terceira tentativa de fazer a tarefa leva 20x o tempo normal que a tarefa exigiria.
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