Profissões e conceitos cyberpunk

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Profissões e conceitos cyberpunk

Mensagem por Samyaza em Dom 04 Fev 2018, 18:40

No gênero cyberpunk, como nos demais, os personagens nunca deveriam ser confinados em “classes” estreitas que restrinjam o que podem ou não fazer. Os seguintes tipos de personagens descrevem alguns dos estereótipos mais comuns da literatura cyberpunk. O jogador é quem deduz o quão fielmente seu personagem deve seguir um determinado padrão.

Abaixo serão listados uma série de conceitos, denominados daqui para frente de profissões, apenas para manter o termo original do sistema, que os jogadores podem se basear para criarem seus personagens para uma campanha cyberpunk, esta lista porém, não é definitiva servindo apenas de orientador. Assim como nas proficiências, existem algumas particularidades nas profissões, a saber:

• As profissões não possuíram uma lista fixa de proficiências, apenas uma lista de proficiências sugeridas que representam melhor o conceito de cada uma.
• As listas de proficiências não possuem limitação de de nível por escolaridade já que não usaremos essa regra nessa campanha.








Netrunner

O netrunner é um especialista na arte de penetrar nos sistemas de segurança dos computadores. 
Os netrunners (ou hackers) são motivados por muitas coisas diferentes. Alguns buscam dinheiro, sempre tentando montar um grande golpe que os permita se aposentar. Outros são idealistas, atacando apenas sistemas que pertençam a empresas, governos ou indivíduos que os tenham ofendido moralmente. Outros, ainda, buscam emoção, viciados que estão pelo “limiar” do perigoso parque de diversões da espionagem internacional de computadores. Finalmente, há os mercenários — também conhecidos como “cowboys de console” e “pilotos de interface”. Agem como terminais de aluguel, operando para quem quer que pague seu preço (normalmente alto).

Proficiências recomendadas:
• Computação:obviamente, para operar seus cyberdecks.
• Contatos:para trocar de informações com outros netrunners na rede e também para contratação de serviços.
• Falsificação: muito útil no ramo, para ocultar identidade e substituir arquivos sem que sejam notados.    
• Comércio: para garantir um preço justo ou, na melhor das hipóteses, vantajoso pelos serviços oferecidos.
• Eletrônica: para realizar reparos de emergência em equipamento danificado.

Technomancer

O technomancer é um especialista em equipamentos eletrônicos como drones, androids entre outros.
Os technomancers (ou apenas techs) são pessoas cuja áreas de conhecimento permeiam a informática, robótica, engenharia e eletrônica fazendo uso de equipamentos modernos para realizar seus objetivos. Suas motivações geralmente envolvem conseguir mais dinheiro para comprar mais equipamentos, pois muitos techs desenvolvem um certo tipo de vício e paranoia só se sentindo realmente confortáveis se estiverem cercados pelos seus robôs e drones. Sua função numa equipe pode variar dependendo do tipo de equipamento eles podem atuar como espiões, infiltradores e até em combate provendo suporte com o poder de fogo de suas máquinas.

Proficiências recomendadas:
• Eletrônica: para operar e reparar seus "brinquedos"
• Mecânica: para reparos mais específicos
• Engenharia: para desenvolver customizações
• Emboscada: para operar seus equipamentos sem se preocupar em ficar na mira de alguém
• Comunicação: para garantir que seus drones serão seus "olhos" e "ouvidos"



Fixer

O fixer é um especialista na venda e compra de produtos, ou na prestação de serviços.
Há muitos níveis econômicos distintos na maioria dos mundos cyberpunks. Mas não importa em que nível opere, o fixer está em busca de dinheiro. Um fixer bem sucedido domina a arte de oferta e procura — um bom vendedor pode vender qualquer coisa! Os fixers preenchem o espaço entre as bem organizadas corporações e o caos da rua — a maioria tem contatos nos dois ambientes. 
O fixer sabe quem está comprando e quem está vendendo, e como reuni-los. Alguns corretores negociam nos mercados negro ou cinza de mercadorias e serviços; outros permanecem estritamente legítimos.

Proficiências recomendadas:
• Contatos: simplesmente é a "alma" do seu negócio
• Barganha: pois nem tudo se resolve com dinheiro
• Comércio: para avaliar bem a relação de preços e serviços
• Atuação: para adequar seu comportamento às necessidades momentâneas
• Sedução: para facilitar as negociações, principalmente se o fixer não tiver problemas com diferentes gêneros

Tinker


O tinker é o especialista em primeiros socorros, sendo muitas vezes um médico.
Tinker (remendão) é a gíria de rua para um médico, licenciado ou não. Alguns remendões trabalham apenas com “carne”, mas os bons podem lidar também com partes biônicas. Geralmente um tinker tem duas motivações, a primeira é quando ele, por algum motivo, não consegue um emprego decente e precisa  trabalhar "nas ruas", nesse caso, sua motivação é a própria sobrevivência, alguns porém, simplesmente querem a liberdade que as ruas proveem para fazer seus experimentos e atuando na margem da lei.

Proficiências recomendadas:
• Primeiros socorros: nenhum cliente vai te pagar se estiver morto
• Medicina: para casos mais complicados como cirurgias
• Eletrônica: para implantes cibernéticos
• Mecânica: também para implantes cibernéticos
• Química: para lidar com a ministração de medicamentos e drogas

Thief

O thief é um criminoso profissional.
Os thiefs (ladrões) é especialista em penetrar em escritórios ou moradias bem protegidas. De vez em quando faz espionagem industrial ou sabotagem para uma corporação, outras vezes trabalha com uma equipe montada por um fixer. Alguns só fazem trabalhos solitários, planejando seus próprios golpes e negociando a mercadoria roubada com um interceptador de confiança.  Outros são especialistas em tomar dinheiro ou qualquer mercadorias de pessoas ameaçando-as com violência. 

Proficiências recomendadas:
• Rompimento: pra abrir portas, eletrônicas ou não.
• Emboscada: quem não é visto, não é lembrado.
• Escalada: muitas vezes é o melhor caminho para conseguir uma entrada.
• Falsificação: necessária para muitas das atividades.
• Rastreamento: para não perder seu alvo.

Merc


O merc é um especialista em combate, tanto armado quanto desarmado.
Épocas violentas pedem homens violentos. Um mercenário se especializa em violência — em troca de um salário ele coloca sua vida em jogo num conflito sobre o qual ele pode não saber nada. Muitos mercenários são ex-soldados ou antigos tiras que descobriram que a vida de freelancer, embora incerta, é bem mais lucrativa.  Outros mercenários são figuras solitárias, encontrando trabalho como guarda-costas, ou um lugar num comando através dos auspícios de um fixer. A demanda de serviços de mercenários com registros comprovados ou experiência em especialidades incomuns (demolições fora do planeta, assaltos anfíbios, etc.) estarão sempre em alta. 

Proficiências recomendadas:
• Frieza: manter a calma em combate é primordial.
• Armas de projéteis: as ferramentas do seu trabalho.
• Artes marciais: muitas vezes a única forma de se defender.
• Armas pesadas: para quando for necessário estragos maiores.
• Arremesso: para não errar as granadas.
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Ficha do personagem
Nome: Robert Locksley
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