O que é Cyberpunk?

Ir em baixo

O que é Cyberpunk?

Mensagem por Samyaza em Dom 04 Fev 2018, 14:41

Extraído de GURPS Cyberpunk



“Cyberpunk” é o nome dado a um movimento literário de ficção científica da década de 1980. Embora haja vários autores das décadas de 1960 e 1970 cuja obra, em retrospectiva, pareça cyberpunk, o termo só foi cunhado com a publicação do romance Neuromancer de William Gibson em 1984, ganhou os prêmios Hugo, Nebula e Philip K. Dick — o que nenhum romance havia conseguido antes.


Com Neuromancer introduziu-se uma visão diferente do futuro. Desapareceram as cidades protegidas por cúpulas de vidro e as utopias da Idade de Ouro da ficção científica. Ainda existem cúpulas nos livros cyberpunk, mas são ocupadas pelos ricos e guardadas por forças de segurança que primeiro atiram e nunca se preocupam em perguntar. Foram-se os monótonos pesadelos distopianos de Orwell e Levin — alguns mundos cyberpunk fazem com que 1984 se pareça com “Club Med”.


O futuro cyberpunk é vibrante — pulsa com vida, das sarjetas até os arranha-céus. Paradoxalmente, porém, a vida tem pouco valor, talvez porque haja tanto dela — a população de Nova Iorque e Tóquio é da ordem de 20 milhões de pessoas.


Cyberpunk é um estilo definido por dois elementos. O primeiro é a interação do homem com a tecnologia. Os computadores são tão comuns quanto aparelhos de TV no futuro cyberpunk, e a linha divisória entre o homem e a máquina é às vezes confusa. Um computador com inteligência artificial (comumente chamada de IA) tem vida? Se o seu cérebro fosse colocado dentro de um corpo mecânico, você ainda seria humano? Se você acha que não, onde está a linha divisória? Os personagens das campanhas cyberpunk terão que estar preparados e aptos a lidar com a tecnologia em todos os níveis, de uma garrafa de cerveja quebrada a um traje de combate militar. 

O segundo elemento encontrado na maior parte das obras cyberpunk é o confronto. O mundo é dividido em dois grupos — os que têm e os que não têm — com um imenso abismo entre eles. Os que detêm o poder querem mantê-lo; os que não o possuem desejam arrebatá-lo. Este conflito pode ser militar (como na série Eclipse de John Shirley), social (como Islands in the Net de Bruce Sterling), econômico (como em When Gravity Fails de George Alec Effinger) ou uma luta pessoal com os demônios internos do personagem.



Como jogar Cyberpunk


Um Roleplaying game em um ambiente Cyberpunk pode ser muito diferente dos gêneros tradicionais como fantasia ou super-heróis. Cyberpunk, mais que qualquer outro gênero, tenta refletir com exatidão a natureza humana do “mundo real”. Idéias tradicionais como fidelidade partidária podem ser discutidas. Traição e fraude são coisas comuns no mundo real — basta ler qualquer edição do Wall Street Journal — assim, porque não o seriam no jogo?


A moralidade convencional de jogo — do bem contra o mal — tem um papel limitado neste gênero. Quais são os pontos de referência? Os personagens da literatura cyberpunk estão constantemente cometendo atos anti-éticos, ilegais ou imorais, mas o fazem muitas vezes por razões que definiríamos como “boas”. Por outro lado, um governo repressivo pode definir como “bom” um comportamento que sufoca o espírito humano e reduz a individualidade a pó. No mundo cyberpunk raramente exite preto ou branco, mas sim uma infinidade de tonalidades de cinza.


Finalmente, o jogo (e a literatura) cyberpunk freqüentemente dá mais importância ao estilo que a qualquer outra coisa. Se você tiver que sair de cena, não o faça com um soluço e sim com um estrondo — quanto mais forte, melhor. Afinal de contas, depois de sair, quem se importa com o que acontece com os demais? Deixe que comam o bolo e que se engasguem. Benvindo à fronteira... e cuidado com seu próximo passo!
- Loyd Blankenship
avatar
Samyaza
Admin

Mensagens : 1292
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 33
Localização : Franco da Rocha / SP

Ficha do personagem
Nome: Robert Locksley
Posto: Segundo Tenente
Status: 2 Lesões

Ver perfil do usuário http://vingadornegro.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum