Vingador Negro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baluartes de civilização

Ir para baixo

Baluartes de civilização Empty Baluartes de civilização

Mensagem por Samyaza Dom 17 Dez 2017, 00:11

Tagmar é um medo extenso, apesar de haverem baluartes de civilização a distância entre eles é preenchida por ermos de perigos infindáveis e a maioria das pessoas, sejam nobres ou plebeus, geralmente passam a maior parte de suas vidas sem se afastar muito desses assentamentos e costumam estar satisfeitos com isso, ou seja, a maioria das pessoas muitas vezes sequer ouvir falar de outros locais e criaturas, tratando-os como se fossem lendas ou no máximo realidades de locais tão distantes que ocupam em suas mentes o mesmo espaço dos mitos.


As pessoas que costumam deixar suas vilas, aldeias ou cidades geralmente são nobres que precisam cumprir alguma missão diplomática, cavaleiros e soldados na manutenção das fronteiras, expansão do território ou em operações de guerra, comerciantes que viajam de um ponto a outro para vender os excessos de sua produção e por fim e rastreadores que patrulham determinadas áreas.

Mesmo estes deslocamentos tem certas particularidades que os tornam seguros, a primeira é que geralmente não se percorre distâncias muito longas, o motivo é que uma vila ou cidade, geralmente encontra nos arredores o que é necessário para a sua sustentabilidade não havendo então motivos de "ir mais longe do que o necessário". A segunda particularidade é que esses deslocamentos (mais curtos ou longos) geralmente são feitos por estradas (ou no pior dos casos rotas) já conhecidas e mapeadas o que torna a viagem mais confortável e segura, mesmo um rastreador costuma adotar uma área "selvagem" para exercer sua atividade e costuma permanecer nela por um bom tempo.
Samyaza
Samyaza
Admin

Mensagens : 1296
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 38
Localização : Franco da Rocha / SP

Ficha do personagem
Nome: Robert Locksley
Posto: Segundo Tenente
Status: 2 Lesões

https://vingadornegro.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Baluartes de civilização Empty Conhecimento prévio

Mensagem por Samyaza Dom 17 Dez 2017, 00:16

Tendo a oportunidade de viver os longos anos de suas vidas de forma tranquila e suficiente dentro de uma vila, aldeia ou cidade o conhecimento do que existe além das fronteiras invisíveis entre o selvagem e o civilizado não é do conhecimento popular, as pessoas comuns (e em muitos casos os personagens jogadores) simplesmente não tem informações suficientes sobre uma série de locais, povos, religiões, animais, bestas e outras criaturas de forma que é muito mais fácil listar o que eles conhecem do que o que eles desconhecem.


Um personagem terá conhecimentos médios sobre o local onde passou a maior parte de sua vida e um conhecimento mínimo sobre qualquer outro local que ele tenha estado por um período maior do que uma semana. Além disso a habilidade Saber permite a ele ter conhecimento maiores sobre a área de atuação em que gastou seus pontos, mas, esse conhecimento é muito mais teórico do que prático.


Esse trecho pretende dar orientações aos jogadores sobre as informações que seus personagens tem a respeito de temas relevantes, como descrito na habilidade Sabedoria:


A sabedoria envolve o conhecimento de história, lendas, natureza, geografia, monstros que supostamente habitam uma região, pessoas e símbolos comuns.



Ou seja, os personagens só conhecem:
• Aquelas coisas referentes às habilidades em que o jogador gastou pontos;
• Sobre os locais em que passaram a maior parte de suas vidas;
• Os locais em que ficaram por pelo menos 1 semana.
Samyaza
Samyaza
Admin

Mensagens : 1296
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 38
Localização : Franco da Rocha / SP

Ficha do personagem
Nome: Robert Locksley
Posto: Segundo Tenente
Status: 2 Lesões

https://vingadornegro.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Baluartes de civilização Empty Importância dos mapas

Mensagem por Samyaza Dom 17 Dez 2017, 00:17

É claro que existem pessoas com um sentimento mais atrevido, uma curiosidade incontrolável, uma ambição ou o desejo de explorar o desconhecido. São essas pessoas que se aventuram a ir além do que as estradas contam e atravessam perigos do clima, do relevo e da fauna para traçar novas estradas e caminhos desbravando o desconhecido.


Para essas pessoas de ímpeto aventureiro algumas coisas devem ser consideradas:

Um mapa de uma região não é algo tão simples de se conseguir, se for de uma região conhecida, é possível encontrar um cartógrafo ou até um copista que tenha um exemplar, se for de uma rota desconhecida, é pouco provável que haja preço em moedas de ouro que possam ser pagos por um grupo de personagens jogadores, é mais comum (e não tão mais barato) conseguir um guia, alguém que mostre o caminho que se deseja seguir mediante pagamento, deixando claro que, por mais ambicioso que seja, qualquer guia sabe seguir para locais ermos com um grupo desconhecido pode colocar a vida dele em risco e ele precisa confiar o bastante para seguir numa jornada ou, então, ser coagido a tal.
Samyaza
Samyaza
Admin

Mensagens : 1296
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 38
Localização : Franco da Rocha / SP

Ficha do personagem
Nome: Robert Locksley
Posto: Segundo Tenente
Status: 2 Lesões

https://vingadornegro.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Baluartes de civilização Empty Regras para viagens

Mensagem por Samyaza Dom 17 Dez 2017, 00:18

Escolhendo o caminho:
Antes de iniciar uma viagem os jogadores devem escolher a rota que vão tomar, para isso, escolha no mapa o ponto de partida e ponto de destino e trace a distância entre eles em linha reta. Obviamente esse valor é virtual pois na maioria das vezes os personagens precisam lidar com mudanças climáticas, vegetação, relevo, entre outros fatores que acabam aumentando a distância final.


Testes de fadiga:
Um teste de fadiga é um teste de RF que tem por objetivo avaliar quanto o esforço feito em viagem deixou o personagem extenuado. Ao final de cada período de viagem os personagens recebem uma quantidade de dano na EH representando a fadiga, o teste de RF serve para reduzir esse dano à metade. A dificuldade padrão é Médio, mas pode alterar dependendo da situação. A quantidade de dano é representada abaixo:



  • a pé: 2 pontos de dano por hora de viagem
  • a cavalo: 1 ponto de dano por hora de viagem
  • em carroça: 1 ponto de dano a cada 2 horas de viagem



Deslocamento:
Representa quantos quilômetros um personagem percorre por dia de caminhada em terreno fácil.



  • humanos e meio elfos percorrem 30km/dia, elfos e anões 25km/dia, pequeninos 20km/dia. Se o grupo for misto, usa-se o menor valor ou, opcionalmente, pode-se usar um valor maior mas qualquer personagem que não percorra essa distância normalmente fará seu teste de RF com um nível de dificuldade a mais para cada grau de diferença (um pequenino percorrendo 30km/dia faz seu teste com dois níveis de dificuldade a mais).
  • Um cavalo selvagem percorre 60km/dia, um cavalo comum 55km/dia, um cavalo de guerra leve 50km/dia, um cavalo de guerra pesado 45km/dia. Se houver mais de um tipo de montaria use as mesmas regras descritas para as raças.
  • Carroças percorrem 35km/dia mas permite aos jogadores ignorar as penalidades de peso carregado. ]



Variações de marcha: aplique o multiplicador à velocidade de viagem da raça ou do animal aumentando a distância percorrida ao custo de problemas na EH.

  • normal: x1, sem ajuste nos testes de fadiga.
  • trote: x2, +1 nível de dificuldade, falha causa dano x1,5 na EH.
  • corrida: x4, +2 níveis de dificuldade, falha além do dano na EH causa metade do dano na EF.



Peso carregado: dependendo da quantidade de peso carregado é possível que hajam alterações no teste de fadiga conforme abaixo:

  • pouco carregado: sem alterações
  • medianamente carregado: +1 nível de dificuldade
  • muito carregado: +2 níveis de dificuldade
  • totalmente carregado: +3 níveis de dificuldade




Variações de terreno: as alterações na velocidade representam a dificuldade em atravessar essas regiões devido a geografia local.

  • Em terreno mediano (ermos inexplorados, colinas, matas ralas, brejos) reduz a velocidade em 25%
  • Em terreno acidentado (pantanos, regibes agrestes, morros, matas densas) reduz a velocidade em 50%
  • Em terreno muito acidentado (matas cerradas, desertos, terras desoladas ou arruinadas, desfiladeiros) reduz a velocidade em 75%




Variações de clima: as alterações na velocidade representam a dificuldade em atravessar os terrenos devido as intempéries climáticas.


  • tempo bom: sem alterações
  • Chuva: - 10%
  • Tempestade: -15%
  • Neve: -20%
Samyaza
Samyaza
Admin

Mensagens : 1296
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 38
Localização : Franco da Rocha / SP

Ficha do personagem
Nome: Robert Locksley
Posto: Segundo Tenente
Status: 2 Lesões

https://vingadornegro.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Baluartes de civilização Empty Funções em viagem

Mensagem por Samyaza Dom 17 Dez 2017, 00:19

Funções em viagem

Depois de conseguir um mapa ou um guia, traçar a rota e escolher a forma de viagem o grupo deverá se definir quem assumirá uma das quatro funções em viagem,além das funções há a descrição da habilidade que será testada e exemplos de consequências que o narrador pode alterar conforme desejar:


  • Guia: será responsável por manter o grupo na rota e escolher os melhores lugares. Uma vez por dia de viagem o guia deve fazer um teste de Navegação e acompanhar a tabela abaixo:

    • Verde: o grupo se perdeu e retrocede o caminho naquele dia
    • Branco: o grupo se perdeu e não consegue avançar
    • Amarelo: o grupo se perdeu e só se desloca metade do caminho
    • Laranja: sem alterações
    • Vermelho: o grupo encontrou atalho, percorre 25% a mais no dia
    • Azul:  o grupo encontrou atalho, percorre 50% a mais no dia
    • Cinza:  o grupo encontrou atalho, percorre 75% a mais no dia





  • Batedor: será responsável verificar a segurança dos passos que o grupo vai dar à frente, em caso de uma possível adversidade. Uma vez por dia de viagem o batedor deve fazer um teste de Seguir Trilhas e acompanhar a tabela abaixo:

    • Verde: não identificou perigo, todo o grupo é emboscado
    • Branco: não identificou perigo, o personagem é emboscado
    • Amarelo: não identificou perigo, todo o grupo é emboscado
    • Laranja: sem alterações
    • Vermelho: identificou o perigo e foi capaz de evitá-lo
    • Azul: identificou o perigo, foi capaz de evitá-lo e pode fazer emboscada
    • Cinza:   identificou o perigo, foi capaz de evitá-lo e o grupo pode fazer emboscada





  • Caçador:será  responsável pela alimentação, água e conforto do grupo. Uma vez por dia de viagem o caçador deve fazer um teste de Sobrevivência e acompanhar a tabela abaixo:

    • Verde: comida estragou, perde 75% do total para o dia
    • Branco: comida estragou, perde 50% do total para o dia
    • Amarelo: comida estragou, perde 25% do total para o dia
    • Laranja: sem alterações
    • Vermelho: comida revigorante
    • Azul: identificou o perigo, foi capaz de evitá-lo e pode fazer emboscada
    • Cinza: identificou o perigo, foi capaz de evitá-lo e o grupo pode fazer emboscada





  • Vigia: será responsável pela segurança do grupo durante o descanso. Uma vez por dia de viagem o vigia deve fazer um teste de Examinar e acompanhar a tabela abaixo:

    • Verde: cochilou, perde 75% dos equipamentos ou suprimentos
    • Branco:  cochilou, perde 50% dos equipamentos ou suprimentos
    • Amarelo:  cochilou, perde 25% dos equipamentos ou suprimentos
    • Laranja: sem alterações
    • Vermelho: boa vigília, recupera 25% da EH mesmo acordado
    • Azul:  boa vigília, recupera 50% da EH mesmo acordado
    • Cinza:  boa vigília, recupera 75% da EH mesmo acordado


Samyaza
Samyaza
Admin

Mensagens : 1296
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 38
Localização : Franco da Rocha / SP

Ficha do personagem
Nome: Robert Locksley
Posto: Segundo Tenente
Status: 2 Lesões

https://vingadornegro.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Baluartes de civilização Empty Re: Baluartes de civilização

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos