Vingador Negro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas, sugestões e comentários

+8
arabedoido
aurhus
Vercenorax
Maedhros
Renan Paladino
Hugar
bcsaulo
Nuit
12 participantes

Página 1 de 8 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários Empty Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Samyaza Qua 16 Out 2013, 23:35

Postem aqui suas dúvidas, sugestões e/ou comentários.
Samyaza
Samyaza
Admin

Mensagens : 1296
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 38
Localização : Franco da Rocha / SP

Ficha do personagem
Nome: Robert Locksley
Posto: Segundo Tenente
Status: 2 Lesões

https://vingadornegro.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Nuit Qua 16 Out 2013, 23:39

Nuit efetuou 1 lançamento(s) de dados d10 :
Dúvidas, sugestões e comentários 2jd4lt
Teste
Nuit
Nuit

Mensagens : 17
Data de inscrição : 07/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Nuit Qua 16 Out 2013, 23:41

Nuit efetuou 1 lançamento(s) de dados Dúvidas, sugestões e comentários 30db66g (d20.) :
Dúvidas, sugestões e comentários O7m4iw
Nuit
Nuit

Mensagens : 17
Data de inscrição : 07/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Blanchard Qua 16 Out 2013, 23:42

Blanchard efetuou 2 lançamento(s) de dados d10 :
Dúvidas, sugestões e comentários 2ecghtv , Dúvidas, sugestões e comentários Dgtc8g
Blanchard
Blanchard

Mensagens : 765
Data de inscrição : 06/10/2013
Localização : [roll="D6"]x[/roll] [roll="d20"]1[/roll]

Ficha do personagem
Nome: Thierry Henry
Posto: Partisan
Status: Intacto

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Blanchard Qua 16 Out 2013, 23:43

Blanchard efetuou 4 lançamento(s) de dados Dúvidas, sugestões e comentários 30db66g (d20.) :
Dúvidas, sugestões e comentários 34r63ia , Dúvidas, sugestões e comentários 2jeci6a , Dúvidas, sugestões e comentários Wl2cf7 , Dúvidas, sugestões e comentários 2m64brc
Blanchard
Blanchard

Mensagens : 765
Data de inscrição : 06/10/2013
Localização : [roll="D6"]x[/roll] [roll="d20"]1[/roll]

Ficha do personagem
Nome: Thierry Henry
Posto: Partisan
Status: Intacto

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Samyaza Qua 23 Out 2013, 02:38

Galera gostaria de saber de vc´s algumas sugestões para melhorar a aventura (principalmente críticas a narrativa):

1 - Sobre horários de postagem, eu acredito que consigo postar em 3 horários diferentes:
das 10:00 até 12:00
das 15: até as 17:00
das 01:00 até as 03:00

Sei que algumas pessoas trabalham ou estudam e nem sempre podem postar nos intervalos desses horários, mas, sempre que possível não deixem de dar uma olhada pois eu tenho ficado de olho várias vezes para ver se alguém postou.

2 - Uma coisa que sempre me incomodou é a marcação de tempo, eu sou péssimo pra isso, por isso sempre uso fugas como valores inexatos do tipo "há poucas horas" e não "há 3 horas". Enfim, quero poder trabalhar isso e queria a ajuda de vc´s, pretendo a partir da entrada do próximo grupo marcar nas postagens a data e horário aproximado (do mundo de tagmar) para não me perder. Gostaria de saber o que vc´s acham da idéia.

3 - Sobre objetivos e ações, as vezes pode parecer que eu fico segurando determinada cena, isso de certa forma acontece mesmo mas é mais pela ação do jogador. Vou respeitar o tempo de vc´s e caso vc´s queiram acelerar esta ou aquela parte apenas avisem ou deixem isso claro de alguma forma na postagem do tipo: "não pretendo fazer mais nada nesta cena", assim eu só prolongo ela caso seja necessário para mim, caso não eu tbm passo batido e seguimos em frente.

Sintam-se livres para agir, não há um tempo ou quantidade de coisas limites para vc´s fazerem em suas ações (tenham bom senso é claro), quando houver necessidade eu intervenho e digo que a partir de ponto X da sua descrição a cena muda.

Enfim, quero saber de vc´s o que pode ser melhorado (seria impossível dizer que não há nada a ser melhorado), estejam a vontade para reclamar (não vou sacanear ninguém no XP por isso) para que eu possa melhorar, senão me acomodo e vc´s que terão que lidar com as frustrações por isso.
Samyaza
Samyaza
Admin

Mensagens : 1296
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 38
Localização : Franco da Rocha / SP

Ficha do personagem
Nome: Robert Locksley
Posto: Segundo Tenente
Status: 2 Lesões

https://vingadornegro.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por bcsaulo Qua 23 Out 2013, 10:45

1. Os horarios sao bons pra mim.

2. E ate interessante, alem da hora vc marcar tbem a data e o local, como um diario
bcsaulo
bcsaulo

Mensagens : 538
Data de inscrição : 07/10/2013
Localização : [roll="d20"]x[/roll]

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Samyaza Qua 23 Out 2013, 11:08

Ok Saulo, era isso que eu pretendia algo do tipo:

Cidade de Lubliama, reino de Marana dia x de y de z

só preciso que vc´s me ajudem nessa parte, se não estou enganado a única referência de data é quando Vardem fala da carta assinada do rei.

Samyaza
Samyaza
Admin

Mensagens : 1296
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 38
Localização : Franco da Rocha / SP

Ficha do personagem
Nome: Robert Locksley
Posto: Segundo Tenente
Status: 2 Lesões

https://vingadornegro.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por bcsaulo Qua 23 Out 2013, 12:24

Isso. Nao lembro de outra data especifica.
bcsaulo
bcsaulo

Mensagens : 538
Data de inscrição : 07/10/2013
Localização : [roll="d20"]x[/roll]

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Hugar Qua 23 Out 2013, 13:15

Só lembrando que Tagmar tem um calendário próprio - nada instintivo por sinal... Neutral 
Hugar
Hugar

Mensagens : 897
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 30
Localização : Guarulhos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Samyaza Ter 05 Nov 2013, 21:09

Pessoal, gostaria de tratar alguns assuntos com vc´s:

1 - Frequência de postagens: tenho me esforçado para postar pelo menos 2 ou 3 vezes ao dia, mas nem sempre isso é possível e as vezes eu "seguro" a postagem para dar tempo de todos responderem.

Sinceramente eu gasto um tempinho considerável para postar para todo mundo mesmo quando as postagens são curtas pq muitas vezes preciso saber se o que está acontecendo com um personagem não vai atingir outros, por isso, peço paciência.

Eu tbm sei que deve ser frustrante para quem consegue acompanhar o ritmo de postagens ter que aguardar outros jogadores postarem, mas precisamos ter consciência que nem todo mundo possui os mesmos horários ou é um a toa sem vida social (como eu e o Saulo) que podem postar o tempo todo.

Para tentar resolver, acho que a forma mais justa seria:
A - adequar os personagens em "grupos" com a mesma frequência (essa ideia é do Saulo e não minha). O problema dessa ideia é que para isso precisaríamos de uma cena como a reunião na casa de Rarurg, para reunir todo mundo e depois dividir (quem se lembra de quanto tempo essa cena levou?). Mas, se for da opinião de todo mundo eu posso providenciar, só que irá levar tempo e precisarei da colaboração de vc´s.

B - Dividir os personagens onde cada um teria um tópico próprio, isso facilitaria pq assim, cada jogador teria o seu ritmo determinado, em compensação, isso implicaria numa campanha mais livre, onde cada um faz o que quiser, sem uma "missão" determinada, o personagem iria em busca dos seus objetivos pessoais, um exemplo disso seria o grupo de Baelor, Calion e Pammala que estão os três perto de concluírem um evento, quando isso acontecer, eles estarão livres para fazerem o que quiser. Bem, o preço disso é que as vezes o jogador fica perdido, sem norte, e acaba perdendo o interesse.

Por isso queria saber a opinião de vc´s a respeito.

2 - Tempo de jogo: ainda sobre a questão tempo mas dessa vez dentro da campanha, queria ressaltar que alguns jogadores não estão no "tempo presente", por exemplo, Leopoldo descobriu que Hartoz morreu há poucos dias, só que Hartoz era o mentor de Derin e a morte dele foi o motivo dele ter saído em busca de aventuras.

Por isso, em alguns momento eu darei alguns "saltos", para levar os jogadores "de volta para o futuro" (piada sem graça e nexo), para tal (e tbm para não me perder) to criando uma linha do tempo que vai desde o inicio da campanha até o momento atual, isso vai me servir para evitar problemas e conseguir dar mais fluidez a campanha (as vezes eu "seguro" tbm para aguardar algumas decisões e não meter os pés pelas mãos.

3 - Dúvidas, incoerências e equívocos: a campanha tá extensa, muita coisa aconteceu e tem muitas perguntas sem respostas, sem falar nos lapsos de tempo, ou seja, com certeza eu devo ter cometido algum equívoco e apresentado alguma incoerência, por isso queria pedir que vc´s deixassem aqui por escrito:

A - Quais as dúvidas, as "perguntas sem respostas" que vc´s tem a respeito da campanha até agora? Com essas informações eu saberei o que preciso colocar nos próximos acontecimentos antes de "enfiar" novos enigmas goela abaixo de vc´s.

B - Quais as incoerências, quais falhas de criação e desenvolvimento vc´s perceberam? Com essas informações eu poderei "tapar buracos" e deixar a coisa mais "redonda".

4 - Violência e morte: aqui temos um ponto delicado, minha política normalmente é de não matar jogador, se ele cai perante monstros ou inimigos é azar dos dados, eu sempre faço rolagens "em aberto" já para que, caso isso aconteça, eu não seja acusado de vilania (não que eu não goste de ser vilão).

Porém, os rumos que a campanha estão tomando estão me exigindo ser um pouco mais decisivo, tenho muitas vezes "passado a mão na caixa craniana" (pq se eu digito cabeça neguinho vai fazer piada) dos personagens e isso as vezes me incomoda. Eu até gosto de aventuras convencionais de invadir masmorra e matar monstros mas prefiro intriga e manipulação (não que eu faça isso bem) e isso exige um certo nível de "filha da putagem" que eu tenho evitado, por exemplo, tem um evento programado, que se os jogadores seguirem só o protocolo padrão, podem acabar se lascando, daí eu fico atrasando e evitando para ver se o jogador "acorda" mas pretendo não fazer mais isso.

A consequência disso é a da morte boba de personagens, por exemplo, através um veneno, um ataque sorrateiro ou a tentativa de enfrentar uma grande quantidade de inimigos. Pra resolver isso eu queria saber a opinião de vc´s, estou dividido em 3 opções mas queria ter mais sugestões de vc´s sobre o assunto:

A - continuar "mamãezinha", pró: personagem vivo, contra: aventura pode ficar monótona.

B - virar "padrasto": pró:tensão a cada postagem, o jogador, se gosta do seu personagem irá pensar muito antes de agir, contra: morte de jogadores mais incautos.

C - virar "pai severo", pró: aventura ganha um pouco mais de tensão inicialmente, contra: ao invés de matar, só aleijar ou causar penalidades de longa duração ou permanentes o que pode deixar um personagem encostado ou com recursos limitados e fazer o jogador perder o interesse.

5 - Experiência: Eu já decidi como distribuir a experiência mas não sei o que vc´ps acham a respeito, não pretendo mudar a forma e tentarei persuadir quem discordar mas se eu falhar, ouvirei a sugestão do reclamador.

Porém uma coisa eu não decidi e isso cabe a vc´s, é quando dar a experiência, geralmente eu faço isso ao final do arco, conto as cenas e dou a experiência.

Funcionava com dois grupos mas agora tá meio inviável. Minha ideia é escolher um dia específico do mês (seria até o dia 10 de cada mês) e a partir dele contar as cenas e dar a experiência, mas queria saber o que vc´s acham e se vc´s tem sugestões melhores.

Abraços!
Samyaza
Samyaza
Admin

Mensagens : 1296
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 38
Localização : Franco da Rocha / SP

Ficha do personagem
Nome: Robert Locksley
Posto: Segundo Tenente
Status: 2 Lesões

https://vingadornegro.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Hugar Ter 05 Nov 2013, 21:41

1 - Indiferente; O que acontece quando personagens se cruzam no meio do caminho?
2 - Ok;
3 - Como Leopoldo supôs que Urvem era Irvem?
4 - Indiferente;
5 - Estranho. Não é mais simples manter como está sendo feito?
Hugar
Hugar

Mensagens : 897
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 30
Localização : Guarulhos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Blanchard Qua 06 Nov 2013, 00:26

1 – Dividir sim, mas em grupos.. Aceitaria tranquilamente uma reunião pra novas divisões em grupos maiores, o que acho que é mais legal pra todo mundo..

2 – Tranquilo, sem problemas.

3 – Vish... De minha parte não lembro de nenhuma grande fenda sem resposta.

4 – Acho que a aventura é bastante tensa (mas desde que joguei a primeira vez com você achei isso)... Bem, devíamos estar mortos.. Alguns abusam achando que tudo será reto, perfeito.. Outros (como eu) muitas vezes não se movem.. Então, se algo acontecer com alguém, faz parte, aconteceu comigo e com o Palada duas vezes numa mesma campanha.. uhauha..

5 – Graças aos deuses a decisão é só sua... Caso tenha contestação, mandar pro inferno ou abaixar um nível (chupa, Saulo)...

Blanchard
Blanchard

Mensagens : 765
Data de inscrição : 06/10/2013
Localização : [roll="D6"]x[/roll] [roll="d20"]1[/roll]

Ficha do personagem
Nome: Thierry Henry
Posto: Partisan
Status: Intacto

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Renan Paladino Qua 06 Nov 2013, 01:27

1 - Cara. Como tenho grande disponibilidade de tempo e agora descobri que através do meu celular eu consigo fazer de tudo no fórum, pra mim não faz diferença...em relação a alternativa "b" acredito que ficará meio estranho quando personagens se encontrarem...a bola que o Hugar levantou é bem válida;

2 - Ciente;

3 - Ainda estou começando então não aconteceu nada que possa ter deixado alguma brecha;

4 - Eu gosto da B, mas ela às vezes nos fode quando agimos por impulso....mesmo assim eu fico com ela; e

5 - Fica do jeito que você achar melhor.
Renan Paladino
Renan Paladino

Mensagens : 225
Data de inscrição : 06/10/2013
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Maedhros Qua 06 Nov 2013, 09:36

1. Por mim fica a escolha do mestre. Mas quanto a essa ideia de ficar atoa é mais por questão do personagem , pois tem muito a que explorar. Olhe por exemplo o Baelor: ele cumpriu a missão designada, mas descobriu que seu mestre corre perigo em meio a uma guerra civil. Certamente que tentará usar da influência da emissária do rei para tentar persuadir o rei a enviar um exercito pra lá e colocar ordem, e certamente ele vai junto;
2. De boa;
3. Não tenho nenhuma dúvida;
4. Por mim, um intriga é muito boa. Nada contra os combates, mas ganhar de um cara só na conversa é foda.
5. Por mim, isso é um caso pessoal do mestre. Ele que montou a aventura, ele que vê se o cara foi prestativo ou não.
Maedhros
Maedhros

Mensagens : 343
Data de inscrição : 07/10/2013

Ficha do personagem
Nome: Sabão
Posto: Segundo Sargento
Status: 1 Lesão

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por bcsaulo Qua 06 Nov 2013, 10:37

1. A e B. Prefiro que os grupos se dividam em frequência de postagens. E o mestre deveria deixar o jogo fluir, dando oportunidade para que os jogadores possam buscar objetivos pessoais.

2. Como eu já havia comentado, a cada cena você deveria especificar, o nome do lugar, a data, além de algum detalhe sobre a cena. Ex: Lubliama, Reino Marana, 15 dia do 2º mês do ano de 1501 D.C. Casa de Rarurg, Líder da Liga dos Forjadores de Lublima. Algo nesse sentido.

3. Deve ter algumas coisas, mais pra responder, precisaria estudar o que se passou. O sumiço de Ardras, Jacus e Rarurg são algumas delas.

4. Escolho o ítem B. "Eu quero é passar mal", se meu personagem morrer por descuido meu "parabéns pra mim", jogos de RPG precisam ter "mártires", precisam ter "heróis e Vilões", isso só torna o jogo mais adulto. Contudo ninguém quer morrer inexplicavelmente, dê uma chance justa pro cara sobreviver. Porque dizer que caiu um meteoro ou relâmpago na cabeça do personagem é fácil, quero ver o DEUS rolar os dados pra acerto! Vai que dá 1, falha crítica. Smile

5. Sobre a experiência, não faz diferença pra mim se vai ser a cada dia 10, no fim de cada cena ou arco. Pra tornar a parada justa prefiro que seja tabelado. Eu narro via RRPG e distribuo experiência dessa forma:

Os pontos serão dados por SESSÃO seguindo os critérios abaixo:

Interpretação:

O jogo é "escrito", logo será necessário um bom português, para o bom entendimento das ações dos personagens. Ganhará mais pontos de interpretação os jogadores que utilizarem os seguintes quesitos:

Jogador interpretou os defeitos do personagem de forma convincente usando apenas palavras para responder ou perguntar na maior parte do jogo, sem indicar interação do personagem com o cenário, ou expressar seus sentimentos e/ou pensamentos que tinha no momento da ação. XP +1

Jogador interpretou os defeitos do personagem de forma convincente usando além de palavras para responder ou perguntar, interagindo com o personagem no cenário na maior parte do jogo, contudo não expressou seus sentimentos e/ou pensamentos que tinha no momento da ação. XP +2

Jogador interpretou os defeitos do personagem de forma convincente usando além de palavras para responder ou perguntar, interagindo com o personagem no cenário, além de expressar seus sentimentos e/ou pensamentos que tinha no momento da ação, pelo menos na maior parte do jogo. XP +3

Astúcia: Desenvolveu ideias que puderam dar prosseguimento na aventura: XP +1, por ideia.

Heroísmo: Agiu de forma heroica (Definida pelo mestre): Variável.
bcsaulo
bcsaulo

Mensagens : 538
Data de inscrição : 07/10/2013
Localização : [roll="d20"]x[/roll]

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Samyaza Qua 06 Nov 2013, 13:03

Respondendo:
Hugar:
1 - Depende muito da escolha, se o pessoal escolher seguir apenas com seu personagem, fora do grupo, com cada um seguindo um rumo eu evitarei o cruzamento ao máximo e ele só ocorrerá se for essa a intenção dos personagens. Em compensação criamos um buraco que é a do "grupo padrão", um personagem bardo atuando sozinho não via ter recursos de combate ou mágicos, um personagem guerreiro não vai saber lidar com armadilhas ou politicagem, o que exigiria uma adaptação da campanha ao perfil do personagem. Não é impossível, só resta saber se o jogador gostaria.

3 - Pela proximidade dos nomes Urvem se parece com Irvem. Sendo Irvem a pessoa que lhe indicou Hartoz era provável que a mulher estivesse falando dele do que de alguma outra pessoa, ressaltando que ela citou a raça e a profissão tbm. Seria estranho Hartoz, conhecer dois feiticeiros elfos com nomes tão parecidos (não conheço nada da cultura de tolkien além dos filmes, e talvez seja comum elfos e nomes e profissões parecidos, mas não contei com essa possibilidade).

5 - O período em que eu distribuo experiência funcionava quando tínhamos um ou dois grupos, pq eu reservo de 1 a 3 dias onde interrompo a campanha só para distribuir a experiência e botar as coisas em ordem, então era fácil fazer com que os arcos se encerrassem quase ao mesmo tempo mas, agora, com tantos jogadores isso não é possível, eu ia ter que deixar o jogador de molho até que todo mundo encerrasse seus arcos. Vou pensar em como resolver.

Dani:
5 - O lance seria sobre de quanto em quanto tempo eu daria a experiência, o que eu pensei (depois que o Hugar comentou) foi o seguinte:
dar a experiência por cena, por exemplo, eu fecho uma cena agora, dou a experiência e já programo e aviso quando a cena que se inicia termina. Desta forma a experiência será gradual e não em "saltos" pq dando experiência por cena e não por arco, o total recebido é particionado e talvez os jogadores tendo noção de onde a cena se encerra se apressem para concluí-la.

Palada:
1 - Como expliquei pro Hugar, se o pessoal optar por seguir sozinho, evitarei os cruzamentos.

Maedhros:
Ok!

Saulo:
1 - Caso haja a divisão em grupos maiores um dos critérios será a frequência de postagens mas ele não pode ser o único, isso vai refletir muito no comportamento e na perspectiva do grupo que posta menos, além disso, se ocorrer não serei eu que farei a divisão, deixarei que cada um se encaixe onde quiser (e caso alguém não concorde a pessoa que se manifeste). Eu não entendi sobre deixar o jogo correr. Sobre deixar os jogadores seguirem objetivos pessoais, acho que eu já faço isso, é claro que quando o personagem entra na campanha ele precisa de um motivo, mas eu mesmo, ainda no projeto, na transição de arcos ressaltei que o pessoal não tava voltado para o interesse pessoal, sugeri um equilíbrio entre a "missão" e os "objetivos pessoais" mas as coisas desandaram, alguns jogadores, do nada, mudaram o foco exclusivamente para os interesses pessoais.

2 - eu lhe disse que faria, só não disse quando, conforme falei, estou fazendo a linha de tempo para só então adotar isso, não posso sair tacando data pra mais de 10 jogadores e depois cometer um monte de incoerências.

3 - Tem como explicar a questão do sumiço? Ardras e Rarurg morreram, Jacus está preso.

4 - Como disse, eu rolo dos dados de ataque em aberto. Sobre sua dúvida de pq Nain não fez teste sobre seus homens eu lhe expliquei que Tagmar possui a falha de não ter testes resistidos e pra resolver questões assim apenas um lado rola o teste considerando todas as variáveis. No caso dos anões, vc começaria com a dificuldade padrão média, vc é famoso em Lubliama por ter ajudado (cai para fácil) Náin é o chefe da guarda (sobe para média), os anões são os mais fiéis a Náin (sobe para difícil),vc o acusou de algo que ele já havia explicado aos seus homens perdendo a argumentação e sendo agressivo com um membro da mesma raça do grupo que vc queria persuadir (sobe para muito difícil).

5 - a discussão sobre XP é quando ele será dado, o como já foi definido. Estou inclinado sobre o "quando" a fazer por cena, determinando antecipadamente quando ela termina. Haverá esclarecimento sobre a experiência no que for pertinente a forma conforme foi explicado.


Samyaza
Samyaza
Admin

Mensagens : 1296
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 38
Localização : Franco da Rocha / SP

Ficha do personagem
Nome: Robert Locksley
Posto: Segundo Tenente
Status: 2 Lesões

https://vingadornegro.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Vercenorax Qua 06 Nov 2013, 14:09

Faço das palavras de Maedhros as minhas pode ficar como está, mas se mudar que mude para melhor.
Vercenorax
Vercenorax

Mensagens : 455
Data de inscrição : 07/10/2013
Idade : 29
Localização : Cachoeira de Minas/Lavras

Ficha do personagem
Nome: Boris Andravitch
Posto: Primeiro Tenente
Status: 2 Lesões

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por aurhus Sex 08 Nov 2013, 20:52

1-Cara eu estou gostando do Firiom "lobo solitario" mas o que facilitar pra você eu aceito sem problemas;
2-ok;
3-Não tenho nada a citar;
4-O Firiom ja ta adequado ao estilo "pai severo" não acha?
5-Continua do jeito que esta.
aurhus
aurhus

Mensagens : 227
Data de inscrição : 07/10/2013
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários Empty Linha do tempo da campanha

Mensagem por Samyaza Sáb 23 Nov 2013, 02:43

Galera desculpem o meu sumiço, apesar de não estar postando não estava longe da campanha. Parei por essas semanas para reler todo o PBF (foi coisa pra caramba) e verificar se estava tudo amarradinho e não cometi nenhuma gafe. Estava preocupado de ter feito coisas que não pudessem ser explicadas posteriormente.

O resultado dessa interrupção vc´s vão ver abaixo, uma linha do tempo atualizada com os principais eventos ocorridos até agora. Fiquei o dia matutando em como expor essa linha pra vc´s e não cheguei a nenhuma conclusão satisfatória, então vou usar essa tabela fedorenta mesmo do excel, para usá-la apenas passem o mouse nos quadradinhos negros (representam dias de evento na campanha) para verem um resumo do que aconteceu.

Essa lista, apesar de simples deu um trabalho danado e me será de muita utilidade para conduzir os próximos eventos. O motivo disso? Simples, como muita gente está pedindo que os grupos se unam (pelo menos em dois grupos grandes) eu precisava saber quem estava onde e quando essa pessoa estava. Assim percebi que não fiz nenhum atropelamento tão grosseiro em nossa linha do tempo e vai ser possível organizar a campanha para um momento onde todos se encontrem e a divisão possa ocorrer (já vou deixar claro que a única coisa que vou direcionar é o encontro dos pj´s, unir-se ou não será opção dos jogadores e não serei eu que vou lidar com isso).

Então sem mais mimimi, vamos a nossa linha do tempo:

A primeira coisa a termos em mente é como funcionar o o calendário de Tagmar (maiores informações aqui):
O calendário de Tagmar, segundo consta nos alfarrábios de Saravossa, é composto por doze meses de trinta dias. Cada mês sendo dedicado originalmente a um Deus. Acredita-se que houve grande participação de um conselho de representantes de várias igrejas para a aprovação desse calendário. Ao final dos doze meses há um dia extra, destinado ao culto a Cruine, sendo este um momento de transição (fim de um ano e começo de outro).

Os meses são nomeados de acordo com ideias ligadas aos respectivos Deuses. Para agraciar os Deuses sem ferir seu orgulho divino, os meses foram consagrados com nomes de coisas naturais ou ligadas a sentimentos e emoções, sem o uso de objetos artificiais criados pelas mãos humanas (o uso de emoções, coisas naturais ou abstratas como conflito, paz, talento, etc., é aceito, pois são virtudes transmitidas pelos Deuses no momento de criação dos povos)...

...As semanas são compostas por sete dias, e são definidas pelas fases da principal lua de Tagmar, Agmarin, da mesma forma como as fases da nossa lua terrestre. Os dias da semana em alguns lugares são apenas numerados e em outros recebem momes locais, mas nos reinos setentrionais os nomes dos dias da semana vêm de antigamente, dos primórdios do Reino da Moldânia
Calendário de Tagmar de acordo com o projeto:
Dúvidas, sugestões e comentários Calendaacuterio_zps554776cd

Baixem aqui a Linha do Tempo
(não esqueçam de aguardar 5 segundos e clicar em Fechar Propaganda, caso apareça essa opção).
Samyaza
Samyaza
Admin

Mensagens : 1296
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 38
Localização : Franco da Rocha / SP

Ficha do personagem
Nome: Robert Locksley
Posto: Segundo Tenente
Status: 2 Lesões

https://vingadornegro.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Samyaza Ter 26 Nov 2013, 15:48

Teste do dado
Samyaza
Samyaza
Admin

Mensagens : 1296
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 38
Localização : Franco da Rocha / SP

Ficha do personagem
Nome: Robert Locksley
Posto: Segundo Tenente
Status: 2 Lesões

https://vingadornegro.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Samyaza Sex 29 Nov 2013, 00:21

Galera, final do ano chegando e eu sempre acho importante lavarmos a roupa suja, ou seja, quero saber o que vc´s estão achando da campanha e dos seus personagens.

Eu vou escrever coisa pra caramba aqui e provavelmente vou perder a linha do raciocínio então para não complicar a leitura de vc´s vou deixar as perguntas básicas que preciso que sejam respondidas e por favor sejam sinceros e diretos pq o divertimento de vc´s (e o meu) dependerá das suas respostas.

1 - Vc´s estão gostando da aventura? Quando vc´s postam é com empolgação ou é apenas para cumprir tabela?

2 - Vc´s estão satisfeitos com o que está acontecendo com seu personagem? Acham que por acaso eles estão desvalorizados ou menos importantes do que algum outro PJ, NPC ou até mesmo que a aventura?

3 - Vc´s acham que a trama está desgastada e precisamos mudar?

4 - Vc´s sentem falta de aventuras mais convencionais com combate a orcos, trolls, exploração de masmorras e menos intriga e manipulação?

5 - O que aconteceu com seu personagem que vc mais gostou?

6 - O que aconteceu com seu personagem que vc menos gostou?

7 - O que vc gostaria que acontecesse na campanha?

8 - O que vc não gostaria que acontecesse na campanha?
Feitas as perguntas peço a gentileza de não deixarem de respondê-las, pois, conforme explicado, as respostas iram determinar o que vai rolar na campanha e com seus personagens.

Agora queria explicar o que motivou esse questionário:

Estamos jogando A Sombra desde 2011 e o tema talvez tenha ficado desgastado devido a tanto tempo de jogo e pouco andamento na campanha com muitos eventos que já deveriam ter ocorrido (como a invasão verrogari) e não aconteceram ainda. Acaba ficando maçante, como se a coisa se arrastasse sem que nada de importante realmente aconteça.

Um dos motivos disso já foi conversado no projeto Tagmar que a partir do final do arco 1 os jogadores não teriam mais uma "missão" a cumprir e teriam mais liberdade para desenvolver os objetivos dos seus personagens, mas como parece que alguns jogadores não conseguiram lidar com isso, talvez possa ter acontecido de a trama ter ficado maior do que os personagens e o jogador se sinta deslocado ou menos importante do que deveria ser.

Talvez tbm a trama não tenha ficado clara, o jogador se perdeu e passou apenas a nadar com a maré, então vamos a um pequeno resumo:

- elfos sombrios começaram a ser vistos no além das muralhas o que é extremamente estranho.
- um mago chamado Irvem Calard parece ter descoberto alguma coisa muito interessante para estes elfos sendo esse o motivo deles terem atravessado a muralha
- os verrogaris negociavam há algum tempo com um político chamado Vardem a tomada da cidade de Lubliama, no reino de Marana, para facilitar a guerra com o reino vizinho (aparentemente o rei Augusto de Marana sabia disso e até certo ponto concordava)
- quando os elfos negros chegam nas minas de Lubliama Vardem consegue um acordo de cooperação entre eles e os verrogaris
- Um grupo que foi para a capital avisar ao rei acabou atrasando (pelo desenrolar dos eventos no castelo Galdarim) e um emissário de Vardem chega antes contando mentiras
- Outro grupo consegue esconder a adaga que é de interesse dos verrogaris e tem a chance de abalar o acordo entre sombrios e verrogaris
- Um grupo é enviado para encontrar o sobrinho de Irvem (Baltazar) e pegar com ele as anotações que são do interesse dos sombrios.
- Anões responderam ao chamado de Archibald para ajudá-los

Bem, são só tópicos resumidos mas eles deixam claro que muita coisa importante tá acontecendo, só que ela está particionada entre os diversos grupos e não necessariamente devem ser interessantes aos jogadores e como o jogo é para os jogadores, podemos mudar isso e focar exclusivamente nos personagens.

Eu sinceramente não sei onde, quando, porque ou como o nível baixou, mas é nítido que alguns não andam tão empolgados é só contar que já tivemos baixas (Derin, Sam, Markus, Quiroman) e de alguma forma para os jogadores desses personagens a campanha deixou de ser interessante o suficiente para que outras coisas pudessem ficar no seu lugar. Não é uma reclamação, nem carência é um fato que podemos resolver ou não mas cuja solução dependerá muito mais da vontade de vc´s.

Quando falei sobre a liberdade dada aos jogadores e que ela pode ter atrapalhado por ter-lhes tirado o foco, resolvi confirmar isso procurando o passado de cada personagem e percebi o seguinte:
Os objetivos dos personagens são definidos em 3 momentos:

1 - pelo jogador quando ele faz o historico
2 - por mim quando faço o prólogo
3 - pelo jogador quando decide mudar os objetivos do personagem durante a campanha

No que é referente a mim eu sempre tento colocar no prólogo um objetivo ou algo que ligue os personagens dando a oportunidade de, caso eles se encontrem, trabalharem juntos porém nunca perguntei se isso é bem vindo ou não.

Assim sobre objetivos eu acho que posso ter caído em dois tipos de erros diferentes com os jogadores e isso ser motivo do pessoal aparentar desânimo:

1 - o jogador cria um objetivo pro personagem mas eu acabo focando na trama (o que pode ter acontecido com o Derin)

2 - o jogador não cria um objetivo pro personagem, não se interessa pela trama e acaba ficando de lado (o que pode ter acontecido com o Sam)

Então queria saber de vc´s que problemas enfrentamos e como vc´s acham que podemos solucioná-los.

Samyaza
Samyaza
Admin

Mensagens : 1296
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 38
Localização : Franco da Rocha / SP

Ficha do personagem
Nome: Robert Locksley
Posto: Segundo Tenente
Status: 2 Lesões

https://vingadornegro.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Hugar Sex 29 Nov 2013, 00:28

Não vou responder pq sou do contra, #sqn. O jogo acabou de começar pro Leopoldo!
Hugar
Hugar

Mensagens : 897
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 30
Localização : Guarulhos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por bcsaulo Sex 29 Nov 2013, 09:17

Bom, apesar de não parecer ultimamente eu tenho ficado ocupado com o trabalho e não estou com tempo para jogar RPG seja de mesa ou mesmo online. Logo o fórum acaba sendo a única forma de RPG que ainda participo e tenho me mantido em atividade, com a mesma empolgação desde o inicio. Afinal meus personagens nas duas campanhas são meu “lado negro” !

Eu gosto do tipo de campanha que está se desenrolando, uma boa trama com muita intriga e manipulação. Logo o problema passa a ser do Connor! Quando criei o personagem, fiz ele pra ser o “tanque” do grupo, acho que todos perceberam, bem no estilo do personagem de Brendan Fraser, Rick O’Connel no filme “A múmia”. Um cara destemido, impulsivo e bom de briga.

No inicio até segui a linha do personagem que não pensa muito e age por instinto, contudo no desenrolar da aventura quando as maquinações apareciam e ninguém no grupo se manifestou (pelo menos na minha visão), um tipo de pensamento maquiavélico para tramas e para que o grupo não sofresse as consequências, eu resolvi mudar de estratégia e agir de um modo mais político.

Então antes que vocês perguntem, porque eu não fiz um personagem do tipo pensante, eu digo. Eu não sabia que ia ser assim. Eu pensava que a gente ia entrar nas masmorras dos castelos assombrados e “descer a porrada” nos “capirotos” que aparecessem. Então a pergunta passa a ser, porque eu não mudo de personagem? Já me sinto como um irmão pra ele ...

Enfim apesar de eu gostar mais de intrigas por se tratar de um tema adulto, interpretar Connor como um político é dureza, é fugir de sua natureza, a praia dele é mais salvar donzelas em perigo, filhas de homens ricos, trancadas em masmorras com dragões a porta e com o dinheiro que receber, fechar bordeis a luz do dia e passar a noite brincando com as mercadorias até o dinheiro acabar!

O que acaba me deixando entre a cruz e a espada, ou eu deixo Connor e crio um político para entrar de cabeça na trama, ou então deixo tudo pra traz e vou procurar aventuras noutras paragens. Sinceramente estou nesse meio termo há algum tempo. As respostas:

2 – Sim, acredito que a valorização do personagem se dá pelo jogador que o controla. Alguns jogadores estranham em eu querer ser o centro das atenções, ou o “herói”, mas RPG não é um jogo de heróis?

3 – Da minha parte, como já expliquei anteriormente, estou desenvolvendo meu próprio caminho. Se você nos deu liberdade para escolher onde ir, então estou indo.

4 – Novamente, aqui o meu dilema, Connor gostaria mais de aventuras convencionais, já o Saulo prefere intrigas. Mas deixar o Connor a altura do campeonato é algo a ser pensado e negociado.

5 – Tiveram muitos momentos, a cada êxito nos dados, para bater em alguém era um êxtase. Enfim, a primeira cena na taverna foi a mais marcante, eu pude interpretar o Connor em toda sua plenitude. Por isso tenho deixado Ricar viver!

6 – O que eu não gostei? Ou do que meu personagem não gostou? É algo relativo. Connor não gostou de ser traído e eu não gostei de apanhar pro Ardras. Há esses dados!!

As questões 7 e 8, não consegui responder. Mais acho que tempos de inatividade acabam por desestimular os jogadores.

Espero ter esclarecido minhas questões!
bcsaulo
bcsaulo

Mensagens : 538
Data de inscrição : 07/10/2013
Localização : [roll="d20"]x[/roll]

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Vercenorax Sex 29 Nov 2013, 10:33

Respondendo aos questionamentos:

1- Tenho gostado da aventura, e a cada momento que posto ponho empolgação nele, da forma que quando estou com pressa e só da tempo de ler, eu deixo para postar depois e deixar o post mais bem elaborado.

2- 1ª pergunta: Sim; 2ª pergunta: Não.

3- Não, mas incrementar mais combates não seria nada mal.

4- Um pouco.

5- Tem acontecido, o Glóin imagino eu vai ter certa importância a partir de agora.

6- Ter perdido a luta na casa de Jacus, mas isso também foi um grande erro meu, que subestimei e negligenciei a situação na época.

7- Uma grande batalha em proporções épicas, mas creio que isso não demore.

8- Que o Glóin morresse, mas isso depende um tanto quanto de mim e dos dados.

Espero ter respondido satisfatoriamente seus questionamentos Thiago, mas é isso o que eu tinha pra falar.
Vercenorax
Vercenorax

Mensagens : 455
Data de inscrição : 07/10/2013
Idade : 29
Localização : Cachoeira de Minas/Lavras

Ficha do personagem
Nome: Boris Andravitch
Posto: Primeiro Tenente
Status: 2 Lesões

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas, sugestões e comentários Empty Re: Dúvidas, sugestões e comentários

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 8 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos